• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Massacre" recorda tragédia do séc. XVI, em Paris

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ópera no Teatro Nacional São João


"Massacre" recorda tragédia do séc. XVI, em Paris


49c6257f08054f9ab2b6e305ee7f449d.jpg


A ópera "Massacre" é uma estreia mundial da Casa da Música (Porto), de autoria de Wolfang Mitterer (numa versão encenada por Ludovic Lagarde), mas vai ser apresentada, hoje, no Teatro Nacional de S. João. A ópera, interpretada pelo Remix Ensemble e cinco cantores, tem por base o histórico massacre protestantes franceses, no século XVI, em Paris, por ordem dos reis católicos.

Em Agosto de 1572, o rei francês Carlos IX, industriado pela sua mãe, Catarina de Médicis, deu ordem para a matança dos huguenotes. Numa só noite - que ficou conhecida como de São Bartolomeu- , milhares de protestantes franceses morreram pela espada católica. Ao longo de três meses, por toda a França, estima-se que tenham sido mortas cerca de 20 mil pessoas.

Os factos transformam-se em teatro pela mão de Christopher Marlowe e a tragédia inspirou livros e filmes. Em 2003, surge uma versão para ópera contemporânea por vontade do compositor Wolfgang Mitterer.

A ópera apresenta 17 quadros desta tristemente célebre página de intolerância religiosa na mais recente co-produção europeia da Casa da Música. Ao longo de 80 minutos evoluem no palco cinco cantores, uma bailarina e os músicos do Remix Ensemble.

Depois da apresentação no Porto, a ópera segue para o Festival de Música de Estrasburgo (França), devendo ainda este ano visitar a capital francesa.


SIC​
 
Topo