• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Margem Sul: Retiradas 52 mil toneladas de resíduos

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
1326113550industria.jpg


Os solos da Quimiparque, no Barreiro, e da Siderurgia Nacional, no Seixal, estão em processo de descontaminação. Até ao momento já foram retiradas 52 mil toneladas de lamas de zinco, no Barreiro, e recolhidos resíduos na Siderurgia Nacional, no Seixal, revelou um responsável da empresa que gere as duas antigas áreas industriais.

"O primeiro passo foi uma definição sobre a descontaminação dos solos, de onde surgiu um plano de ação. No Barreiro avançou-se para a retirada de 52 mil toneladas de lamas de zinco e no Seixal para a recolha de resíduos no chamado vazadouro um", disse Luís Tavares, da Baía do Tejo, citado pela Lusa.

Para já, e segundo o administrador da Baía do Tejo, ambos os processos estão a decorrer como o previsto. "O processo de descontaminação dos solos já começou há quase 20 anos, mas ao longo dos últimos dois anos o processo desenvolveu-se e foi reforçado com a candidatura ao QREN", revelou Luís Tavares.

O responsável da autarquia do Barreiro, Carlos Humberto, adiantou que "as lamas de zinco estão quase todas retiradas" e a próxima fase será a caracterização dos solos da Quimiparque.

A recuperação ambiental da antiga Siderurgia tem um financiamento previsto superior a 12 milhões de euros. Para a Quimiparque, o financiamento é superior a seis milhões de euros.

A requalificação da Quimiparque e da antiga Siderurgia fazem parte, juntamente com a Margueira, em Almada, do projeto Arco Ribeirinho Sul, que prevê a recuperação ambiental das três antigas áreas industriais.

BNoticias
 
Topo