• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manutenção de áreas verdes

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Muitas vezes executamos uma área verde e nos primeiros meses, até que ela esteja realmente pronta , com as mudas enraizadas, a área permanece bonita.

Passado algum tempo, as mudas crescem, os arbustos também, serviços de poda e conformação começam a ser necessários. O jardim começa a tomar uma forma que não era a esperada. Na verdade esquecemos ou sequer sabemos que uma área verde é dinâmica, tem vida própria e cresce seguindo sua própria natureza.

O desalinho de canteiros, a grama que toma conta de áreas não esperadas, interferem na beleza inicial planejada pelo paisagista.

Ás vezes alguns bichinhos inoportunos aparecem, e sem controle eles começam a tomar conta de algumas plantas, colocando em risco a existência delas.

Por todos esses motivos é que uma manutenção regular é necessária numa área que além de todo o dinamismo inerente aos seres vivos, deve permanecer agradável aos nossos olhos.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Pense que as plantas são seres vivos, que nascem, crescem, se reproduzem e morrem como todo ser vivo. E da mesma forma precisam se alimentar para permanecerem saudáveis. E precisam de cuidados mínimos e básicos para continuarem a nos emprestar a sua beleza, nos revigorarem com o fornecimento de sombras, nos fornecerem o ar de que tanto precisamos.

A partir do momento em que interferimos na natureza, somos eternamente responsáveis por ela. Imagine que seu filha queira um animalzinho de estimação. Você coloca o cachorrinho dentro de casa, lhe dá alimento, limpa o lugar onde ele dorme e periodicamente o leva ao veterinário para vacinas, complementos alimentares e cuidados com a saúde dele, além da alimentação especial que você compra toda semana. Com as plantas não é diferente. Plantas são seres vivos tanto quanto os animais de estimação.

No verão, até por que chove mais, as plantas crescem mais, e merecem determinados cuidados. No inverno elas crescem menos, mas nem por isso podemos negligenciar e deixar a manutenção de lado.

Como regra geral aduba-se plantas antes de floradas, antes de frutificação, até três meses após colheita. Algumas plantas precisam de podas regulares para estarem sempre bonitas com floradas interessantes. Outras se podadas são irremediavelmente prejudicadas. Existem adubos específicos para cada ocasião e para cada tipo de planta. Assim como há vitaminas que devemos tomar para nos recuperarmos de uma doença, e vitaminas de controle de saúde, há remédios específicos para cada caso e cada tipo de planta. São muitas as variáveis. No caso de algum bichinho infestar a sua ornamental, não vá colocando nela qualquer inseticida, desses que usamos para os pernilongos. Isso pode prejudicar a sua planta. Por tudo isso não podemos deixar de fazer as manutenções no mínimo uma vez por mês. Dependendo da área que você possuir essa manutenção pode ser a cada quinze dias ou até mesmo a cada dois meses. Tudo depende do tipo de vegetação que foi implantada e os cuidados que elas necessitem.

Um bom paisagista saberá realizar a manutenção de forma adequada. Quanto a valores a serem pagos? Tudo depende da complexidade do trabalho. Mas se você abandonar o seu jardim por muito tempo e quiser vê-lo recuperado, isso poderá custar muito mais caro do que se você tivesse tomado os cuidados regulares.

É melhor gastar um pouquinho de cada vez do que ter que desembolsar um valor enorme de uma hora para outra.



Fonte de pesquisa: Gaia Brasil

 
Topo