• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manoel de Oliveira homenageado no I Congresso da Cultura Ibero-Americana

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Manoel de Oliveira homenageado no I Congresso da Cultura Ibero-Americana

O cineasta português Manoel de Oliveira vai ser homenageado no I Congresso da Cultura Ibero-Americana, que começa quarta-feira no México, dando voz ao cinema desta região contra os modelos norte-americanos.

Além de Manoel de Oliveira, que já confirmou a sua presença no evento, vai ser homenageado o cineasta espanhol Luis Buñuel.

O director do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México, Sergio Vela, explicou que a iniciativa não pretende "impor modelos nem soluções" mas antes "unir critérios perante fenómenos avassaladores" como a indústria cinematográfica e do audiovisual norte-americana.

O responsável sugere combater a influência dos Estados Unidos "com um melhor cinema que narre melhor" o passado da região ibero-americana.

O encontro, que reunirá representantes dos 22 países ibero-americanos, permitirá avançar acordos entre elementos da produção, distribuição e exibição do cinema, proporcionando um diálogo de "boa-fé" entre todos.

O México, por exemplo, propõe-se angariar mais incentivos fiscais para favorecer a participação do sector privado na indústria cinematográfica. Esses incentivos poderiam ser alargados a outras expressões artísticas, como o teatro.

O director do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México entende que, apesar da actual conjuntura económica desfavorável, os governos ibero-americanos devem procurar mecanismos alternativos que permitam manter o apoio público ao cinema.

O México é o primeiro anfitrião do Congresso, que terá a sua segunda edição em 2009 no Brasil e a terceira em 2010 na Colômbia.




lusa
 
Topo