• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mais de 4.000 pessoas visitaram museus abertos quintas à noite

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Mais de 4.000 pessoas visitaram museus abertos quintas à noite

Mais de 4.000 pessoas visitaram os quatro museus de Lisboa que abriram à noite no âmbito do projecto "5.as à Noite nos Museus. Verão 2008", que hoje termina no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

Em declarações à Agência Lusa, a secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, fez um balanço "bastante positivo" deste projecto-piloto do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) que tem como objectivo criar e fidelizar novos públicos.

A governante vai estar hoje à noite no MNAA para assinalar o último dia da iniciativa, que prevê a exibição do filme "O Tapete Voador", de João Mário Grilo, com a presença do cineasta, e a realização de visitas guiadas às exposições do museu até às 23:00.

De acordo com Paula Fernandes dos Santos, um total de 4.031 visitantes estiveram nos museus envolvidos no projecto - além do MNAA, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arqueologia e a Casa-Museu Anastácio Gonçalves - para usufruir dos eventos e das exposições fora do horário habitual.

Cada um destes museus abriu por duas vezes as suas portas numa quinta-feira à noite nos meses de Julho e Agosto, e, segundo os dados oficiais, o Museu Nacional de Arqueologia foi o que atraiu mais visitantes, com 1.187 entradas num desses dias, enquanto os outros museus receberam entre 300 e 500 visitas para além do horário normal.

"É um número simpático, tendo em conta que no período do Verão há uma grande oferta cultural em Lisboa", comentou, assinalando, por outro lado, o "grande esforço dos directores e funcionários" dos museus participantes no projecto.

Na opinião da secretária de Estado, para o sucesso do "5.as à Noite nos Museus. Verão 2008" contribuiu também o apoio da RTP, Turismo de Portugal, da CARRIS e da revista Visão na divulgação, bem como a ligação da abertura dos museus a outros eventos, como foi o caso do Festival dos Oceanos.

Paula Fernandes dos Santos adiantou que a iniciativa "deverá repetir-se em 2009, e provavelmente alargar-se a museus fora de Lisboa, envolver outros parceiros da Rede Portuguesa de Museus e até privados".

Sobre as dificuldades financeiras que os museus nacionais têm vindo a sofrer sobretudo nos últimos anos, a governante declarou que o Ministério da Cultura "está a ter muita atenção ao sector".

"As dificuldades não se resolvem de um dia para o outro, mas estamos a trabalhar em conjunto com o IMC para averiguar as áreas com mais carências", acrescentou.

Para a secretária de Estado, projectos como o 5/as à Noite nos Museus "também contribuem para a resolução dos problemas no sector porque vão criar um maior dinamismo" nestas instituições e "mais apetência por parte do público".




lusa
 
Topo