- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 43,219
- Gostos Recebidos
- 970
O mês de maio vai arrancar com aguaceiros e dias mais frios em Portugal continental, estando mesmo prevista queda de neve, no entanto, as temperaturas começam a subir, gradualmente, a partir de sexta-feira. No fim de semana, deverão mesmo superar os 25 graus em algumas zonas do país e na segunda semana do mês, haverá dias mais quentes, a rondar os 30 graus.
Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou ao Notícias ao Minuto que os dados para os próximos dias apontam para alguma precipitação, sobretudo no Norte e Centro, e espera-se uma decida da temperatura, com o território continental a ser afetado por uma uma superfície frontal fria.
O IPMA já havia adiantado na sua previsão que estes aguaceiros poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada no Norte e Centro e serão em geral fracos no Sul, diminuindo de frequência e intensidade a partir do meio da tarde.
Prevê-se queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude no Norte e Centro e vento por vezes forte no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, estando aliás alguns distritos sob aviso amarelo, nomeadamente Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda e Castelo Branco.
No dia 2, quinta-feira, o cenário será semelhante, esperam-se aguaceiros, ainda que com menos intensidade e frequência, e queda de neve. Além disso, a temperatura não vai subir.
A partir de sexta-feira, começa a haver uma subida gradual da temperatura, explica a meteorologista, esperando-se temperaturas perto dos 26/27 graus no fim de semana.
Esta tendência vai manter-se ao longo da semana e, a partir dos dias 7 e 8, espera-se que as máximas atinjam os 30 graus em algumas zonas do país, à semelhança do que aconteceu em abril.
IN:NM