• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Música: Pianista Luísa Tender lança primeiro disco em Novembro

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Música: Pianista Luísa Tender lança primeiro disco em Novembro

Lisboa, 03 Set (Lusa) - A pianista portuguesa Luísa Tender, de 31 anos, vai lançar em Novembro o seu primeiro trabalho discográfico, em que interpretará obras do repertório tradicional de piano solo de Bach, Schubert e Debussy.

"Escolhi o repertório tradicional, porque é aquele de que mais gosto e porque se trata de um CD de apresentação", disse à Lusa a pianista, que está a preparar a gravação do disco nos estúdios do Royal College of Music, em Londres.

De Johann Sebastian Bach tocará o Concerto Italiano, de Claude Debussy as Suites Pour le Piano e Bergamasque, e de Franz Schubert a Fantasia em Dó Maior D760, "Wanderer".

"Acho que o facto de ser [um disco de] repertório tradicional, que é muito tocado e muito conhecido, pode ser interessante - pode ser criticado por isso, mas também pode ser um ponto positivo", observou.

Embora admitindo que "é necessariamente uma escolha um pouco ambiciosa" e apesar de a assustar "um bocadinho" a possibilidade de comparação com as interpretações de "grandes pianistas do panorama internacional", a pianista sublinhou que optou por tocar música "que toda a gente conhece" por ser o seu primeiro disco, para se apresentar.

Nascida no Porto em 1977, Luísa Tender toca piano desde os quatro anos e foi aluna de Anne Marie Mennet, no Conservatório de Música do Porto, e de Pedro Burmester, na Escola Superior de Música do Porto, onde concluiu o curso com classificação máxima.

Estudou também com Vitalij Margulis, em Los Angeles, depois de lhe ter sido atribuída uma bolsa de estudo da Universidade da Califórnia e foi também aluna de Irina Zariskaya, no Royal College of Music, em Londres, onde obteve o grau de Master of Music em Performance Studies - Solo Recitalist.

Em 2002 e 2003, teve aulas de piano com Artur Pizarro em Brighton, no Reino Unido, e em 2004 obteve o Diplome Superieur d'Exécution da École Normale de Musique de Paris.

Foi distinguida em diversos concursos nacionais e internacionais de música, com destaque para os primeiros prémios dos concursos de Piano e de Música de Câmara do Conservatório de Música do Porto, o terceiro prémio no Concurso de Música Ibla Grand Prize em Itália e nos Estados Unidos.

Actualmente, lecciona em regime de exclusividade na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e prossegue a sua formação, tendo sido aceite como participante na International Orpheus Academy for Music and Theory, que se realizou no Instituto Orpheus em Ghent, na Bélgica, em Março deste ano.

O seu disco estará pronto no final de Outubro e será lançado em Novembro, com a chancela do Royal College of Music.


ANC.

Lusa/fim
 
Topo