• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Música, humor e teatro ocupam Rivoli antes do Fantasporto

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,019
Gostos Recebidos
388
José Mário Branco, Camané, Maria João, Herman José e Moonspell são artistas com presença marcada numa série de espectáculos que terá lugar no Rivoli, no Porto, em Fevereiro próximo. Quem organiza são os responsáveis pelo Fantasporto, que decorre a seguir.


Chama-se Noites do Rivoli a programação especial que foi agendada pela Cinema Novo para os dias que antecedem a 31.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. De 3 a 18 de Fevereiro, aquele espaço municipal vai acolher uma série de espectáculos de música, comédia e teatro.

Mão Morta, Mind da Gap, Teratron, Mafalda Veiga, a companhia ASSéDIO e os humoristas João Paulo Rodrigues, Pedro Alves e Francisco Menezes completam o leque de nomes. À excepção do teatro - a peça "Produto", de Mark Ravenhill -, todos os eventos vão decorrer no grande auditório, que terá uma capacidade para 800 pessoas. Os bilhetes custam entre 10 e 25 euros e já estão à venda.

Na apresentação do programa completo das Noites do Rivoli, que decorreu ontem, Beatriz Pacheco Pereira referiu que o evento é o "reflexo" do que a sala poderá vir a ser no futuro, conhecida que é a intenção do produtor Filipe La Féria de sair. Ou seja, "uma sala que fará a ponte" entre os recintos de maior lotação, como é o caso do Coliseu, e espaços mais pequenos.

Sobre a ocupação futura da sala, a mesma responsável afirmou que a solução deve passar "por concurso público" e envolvendo as diversas forças culturais da cidade. Referiu que a Cinema Novo "dificilmente" conseguiria assegurar a gestão do Rivoli sozinha, apesar de sublinhar que a entidade está "na primeira linha dos agentes culturais do Porto que gostariam de ver o Rivoli a mexer como mexeu noutros tempos", em que havia uma programação permanente e variada.

Representando um investimento que oscila entre os 130 mil e os 150 mil euros, as Noites do Rivoli contam com uma criação especial dos Mão Morta para a noite de abertura. Já os Teratron iniciam na sala portuense (dia 5) a sua digressão nacional. Este é um projecto formado pelos ex-Da Weasel João Nobre e Pedro Quaresma, que convidaram Adolfo Luxúria Canibal e Miguel Guilherme, entre outros, para o seu trabalho de apresentação, "As cobaias". Todos são esperados no Rivoli.

Os organizadores destacam em particular a presença de José Mário Branco, no dia 18, num concerto que será centrado no mais recente trabalho, "Resistir é vencer". Mário Dorminsky referiu, a propósito, que será um "momento raro" vê-lo actuar sozinho. Por outro lado, afirmou que o cantor "é alguém que poderá deixar na memória" este evento, que classificou como uma "viragem na programação do Rivoli".

No capítulo do humor, o destaque vai para a presença de Herman José a solo, no dia 7. Quanto ao teatro, a produção da ASSéDIO estará em cena de 4 a 19, no pequeno auditório. "Produto" tem encenação de Rosa Quiroga e João Cardoso, que será também o único actor em palco. Esta sessões têm início às 19.30 horas, enquanto todos os outros espectáculos estão marcados para as 21.45.

Jornal de Notícias
 
Topo