- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,872
- Gostos Recebidos
- 1,194
Com as festas de Natal e ano novo a caminho, esta é daquelas alturas do ano em que ninguém quer ficar doente. Existem alguns cuidados que pode ter algo das próximas semanas para evitar visitas inesperadas ao hospital. Veja o que tem de fazer.
O agregador de blogues HuffPost falou com alguns médicos que revelaram os cuidados que têm neste período para evitar ficarem doentes, de cama e sem ver amigos e família na altura das festas de final de ano.
Os cuidados a ter para evitar doenças nesta altura
Saiba o que tem de fazer, segundo os médicos, para evitar problemas de saúde e idas inesperadas ao hospital.
Manter as superfícies limpas
“É sempre importante limpar as superfícies e tábuas de corte imediatamente após manusear carne crua, aves e peixes, porque qualquer bactéria presente pode sobreviver nas superfícies por algum tempo. Se entrar em contato com outros alimentos que não serão cozidos, as bactérias podem ser transferidas para esses alimentos e causar doenças em quem os consumir”, começa por dizer a médica Alexis Halpern.
Mantenha as vacinas em dia
“A vacinação reduz substancialmente a hospitalização e a mortalidade em pessoas de alto risco. Atualize as suas vacinas o mais cedo possível durante a temporada de gripes e constipações que pode atingir o seu o pico entre dezembro e fevereiro”, explica a médica Peggy Tseng Ji.
Lave sempre as mãos
“Lavar as mãos com água e sabão ou usar desinfetantes para as mãos à base de álcool pode não ser revolucionário, mas as evidências mostram consistentemente que este hábito reduz a incidência de infecções respiratórias agudas”, continua.
Não deixe a comida exposta por longos períodos de tempo
“Qualquer alimento preparado, cozido ou frio não deve ficar fora do frigorífico por mais de duas horas. Se quiser aquecer sobras no micro-ondas, certifique-se de que estejam bem quentes”, conta Kirsten Bechtel.
Tenha um kit médico sempre à mão
“Nunca é demais analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, em casa, especialmente se tiver convidados que possam ter alergias alimentares ou de outras naturezas desconhecidas.”
Use máscara sempre que necessário
“As máscaras atuam como uma barreira física, limitando a propagação de partículas infeciosas tanto de pessoas assintomáticas quanto sintomáticas“, revela Peggy Tseng Ji.
É uma gripe ou está constipado? Saiba como distinguir
Pode ser complicado distinguir uma gripe de uma simples constipação, especialmente no inverno, altura do ano em que ambas são muito comuns. Para ajudá-lo a tirar as dúvidas, e a não confundir as duas condições incómodas, especialistas do Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, agregador de blogues, explicaram o que deve saber.
De acordo com os especialistas, "os sintomas de ambos podem ser semelhantes", mas a gripe "tende a ser mais grave". Existem algumas diferenças a ter em conta.
Constipações aparecem gradualmente, afetando principalmente o nariz e a garganta, afirmam. Também pode causar mau estar e impedi-lo de fazer as suas atividades normais.
Já as gripes "aparecem rapidamente, em poucas horas", e afetam "mais do que apenas o nariz e a garganta". Também podem fazer "com que se sinta exausto e demasiado indisposto para continuar a trabalhar normalmente".
IN:NM
