• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Informação Médico desvenda três medos que assombram as visitas ao dentista

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,486
Gostos Recebidos
946
naom_65b90b5394897.webp


A ida ao dentista é, para muitas crianças e até adultos, um motivo de preocupação motivado por medos associados a experiências anteriores negativas. Estes receios chegam mesmo a levar certas pessoas a evitar as consultas com o médico dentista, o que pode comprometer a sua saúde oral ao impedir a prevenção de complicações e a realização de tratamentos necessários.






Segundo dados do Barómetro de Saúde Oral, o medo é a quarta razão mais comum para os portugueses não visitarem o médico dentista. "Ainda existem muitos medos associados às consultas de medicina dentária, nomeadamente na realização de determinados tratamentos ou até mesmo em outros procedimentos mais simples como a higiene oral em consultório", atesta o médico dentista Miguel Gouveia, da Malo Clinic Lisboa, citado em comunicado.





Assim, "para garantir que a saúde oral está em dia, é fundamental desmistificar estes medos e relembrar as pessoas da importância das consultas de rotina. Se queremos caminhar em direção a uma sociedade mais saudável, precisamos, enquanto profissionais de saúde, de conseguir que os pacientes confiem no nosso trabalho, e isso passa por garantir que a ida ao dentista não é assumida como um filme de terror", defende. "Os médicos dentistas têm formação para lidar com a ansiedade e os medos dos pacientes. Além disso, caso as técnicas de controlo comportamental não sejam suficientes para que o paciente se sinta confortável, existem sempre outras soluções e recursos, nomeadamente a sedação consciente, uma técnica não invasiva e segura que permite que os pacientes se mantenham tranquilos e cooperantes", refere também.


Assim, neste Halloween, Miguel Gouveia desmistifica alguns dos medos mais comuns associados à ida ao dentista:


1- Dor durante os tratamentos


"Um dos medos mais comuns relacionados com as visitas ao dentista é a expectativa de dor durante os tratamentos. Contudo, os procedimentos das consultas têm vindo a evoluir, com novas técnicas capazes de eliminar a dor durante os tratamentos. É exemplo disso a tecnologia Airflow, que proporciona sobretudo aos pacientes que sofrem de sensibilidade dentária uma experiência minimamente invasiva e indolor durante as consultas de higiene oral, removendo a placa bacteriana, o tártaro e manchas da dentição. Com esta e outras inovações, o desconforto e a dor é, assim, minimizada nos tratamentos, aumentando o conforto do paciente."





2- Medo de injeções das anestesias


"As anestesias são também um fator de ansiedade para muitos pacientes, que têm frequentemente medo de injeções. No entanto, existem várias formas de tornar este processo mais fácil e menos assustador para os pacientes. É importante compreender que, antes da anestesia, o médico dentista aplica sempre um gel anestésico no local que ajuda a reduzir o desconforto, adormecendo a área que vai receber a injeção. Assim, embora cada paciente tenha uma sensibilidade diferente, a sensação de dor é minimizada, o que permite realizar intervenções sem qualquer desconforto. Além disto, para tornar o processo mais fácil, recorrentemente o médico dentista utiliza técnicas de distração que desviem a atenção do procedimento."


3- Perda de controlo durante a consulta


"É também comum que, ao pensar nas consultas, os pacientes sintam que não têm qualquer controlo em relação aos procedimentos do médico. A boca é um órgão muito sensível, e a utilização de certos instrumentos como brocas ou boticões pode desencadear um sentimento de vulnerabilidade. Para contornar esta situação é frequente que o médico dentista explique progressivamente todos os processos que vai realizando ao longo da consulta, estabelecendo uma comunicação eficaz e assegurando ao paciente que face a determinados sinais como o levantar a mão para indicar algum desconforto ou dor, será imediatamente realizada uma pausa."

IN:NM
 
Topo