• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lura, DJ Dezperados, Drumming e Stradivarius

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Lura, DJ Dezperados, Drumming e Stradivarius

O pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, encerra a programação cultural com uma semana musical diversificada, que vai desde as mornas de Lura, aos DJ Dezperados, passando pelo quarteto Stradivarius e a percussão dos «Drumming».

A participação portuguesa na Expo 2008 dedicou à última semana do evento uma programação intensa, com concertos todos os dias entre quarta e domingo, dia do encerramento.

As festas do planeta água, que já trouxeram a Saragoça os DJ Vibe, António Pires, Tó Ricciardi e Yen Sung, encerram na quarta e quinta-feira com a dupla de DJ Dezperados, que se caracteriza por usar máscaras e é presença habitual da discoteca lisboeta Lux.

A música electrónica dá lugar às mornas, na sexta-feira, com um concerto de Lura, uma das intérpretes que participa no filme «Fados», do realizador espanhol Carlos Saura.

A artista portuguesa, de 31 anos, filha de cabo-verdianos, concentra-se nas suas origens musicais, interpretando mornas, coladeiras e funanás.

O Balcão das Musicas da Expo 2008 recebe no sábado a música dos «Drumming», um grupo formado por Miguel Bernat, em 1999, no Porto, que tem vindo a sintetizar a evolução da música de percussão erudita em Portugal.

Os Drumming trazem a Saragoça um repertório composto por peças contemporâneas que o usam o elemento água, tema da Expo, como fonte de inspiração.

«Shells», de John Cage, «Oil», de Michael Weilacher, bem como a estreia mundial de uma composição de António Chagas, são algumas das peças que serão interpretadas.

No sábado e domingo, dia de encerramento da Expo, o espaço «Portugal Compartilha» do restaurante do pavilhão de Portugal será palco do Quarteto Stradivarius, uma formação que, a convite da Presidência da República, já actuou perante os Reis de Espanha, Dinamarca, Bélgica e Suécia.

Diariamente, entre quarta-feira e domingo, regressam as projecções de Cinema ao espaço português na Expo 2008, que incluem os documentários «Fados», de Carlos Saura, e «Peregrinos de Bastidores», de Lígia Pereira, que registou o quotidiano dos artistas que participaram do desfile de animação de rua diário da Expo 98, Peregrinação.

Serão também exibidas as curtas-metragens «Acqua», de Leonardo António, «El Agua Flota Lejos», de Edu Glez, e «Aragão, águas, rios e arte», de Jesus Bosque.

Serão ainda exibidas «messages in a peep box», um conjunto de filmes curtos baseados em ideias inspiradas nos temas debatidos na Tribuna da Água da expo 2008, realizados por jovens artistas portugueses de artes plásticas e electrónicas.

«Messages in a peep box» junta abordagens de Sara Vizinho e Petar Toskovic, Tiago Pereira, André Gonçalves, André Godinho, Claúdia Varejão, Elsa Aleluia, Nuno Madeira e David La Rua, Sofia Arriscado, Pedro Sena Nunes, Miguel Bonneville e Miguel Gonçalves Mendes.



lusa/dd
 
Topo