• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lobo Antunes condecorado com a Ordem das Artes e das Letras

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Distinção atribuída pelo Governo de França

ad44800296564e718bd66de02d497ad9.jpg

Depois do prémio Camões em 2007, Lobo Antunes é reconhecido pelo governo de França

Lobo Antunes condecorado com a Ordem das Artes e das Letras

O escritor António Lobo Antunes vai ser condecorado pelo governo francês a 18 de Setembro com as insígnias de Comendador da Ordem das Artes e das Letras, numa cerimónia que decorrerá na Embaixada da França em Lisboa.

Fonte da embaixada disse esta sexta-feira à Agência Lusa que a cerimónia de homenagem e entrega da condecoração está prevista para as 18:30 de 18 de Setembro durante uma recepção no Palácio de Santos, em Lisboa, com a presença do embaixador francês, Denis Delbourg, e dezenas de convidados.

Com a entrega das insígnias ao romancista português, "o governo francês pretende homenagear um dos mais importantes escritores da literatura contemporânea", acrescentou a mesma fonte.

A distinção de Comendador é a mais elevada da Ordem das Artes e das Letras (que também inclui os níveis de Cavaleiro e Oficial), e é atribuída pelo governo francês a personalidades da área da cultura por "méritos excepcionais", precisou a fonte.

Criada em 1957, a Ordem das Artes e das Letras de França já foi entregue a mais de uma dezena de portugueses, entre eles Amália Rodrigues, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa Luís, João Bénard da Costa, Júlio Pomar (Comendador), Lídia Jorge, Luís Miguel Cintra, Eduardo Lourenço (Oficiais) e Mísia, José Saramago, José Manuel Castello Lopes e Maria de Medeiros (Cavaleiros).

António Lobo Antunes, 66 anos, foi distinguido em 2007 com o Prémio Camões, o maior galardão literário em língua portuguesa, e este ano recebeu o Prémio José Donoso, atribuído pela Universidade de Talca, no Chile.

Nascido em Lisboa, o romancista já publicou quase três dezenas de obras, a primeira, "Memória de Elefante", em 1979, e a mais recente, "O Meu Nome é Legião", em 2007. Em Outubro, será lançado o romance "O arquipélago da insónia".



Lusa
SIC
 
Topo