• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Literatura: Enid Blyton é o autor mais querido dos britânicos -

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Literatura: Enid Blyton é o autor mais querido dos britânicos - Sondagem

Londres, 20 Ago (Lusa) - Enid Blyton, a criadora das séries "Os cinco" e "Os sete", é o autor mais querido dos britânicos, à frente do genial Shakespeare e da popular JK Rowling, a "mãe" de Harry Potter, a fazer fé numa sondagem agora divulgada.

Os 2000 adultos abrangidos pela sondagem, encomendada pelos responsáveis do prémio literário Costa Book, colocaram Blyton (1897-1968) no primeiro lugar de uma lista de 50 escritores - os mais queridos, não necessariamente os mais admirados.

Na segunda posição aparece Roald Dahl (1916-1990), autor de livros tão populares como "Charlie e a fábrica de chocolate", já levado ao cinema, e Rowling, por regra o autor "número um" neste tipo de classificações, ficou-se pelo terceiro lugar.

Blyton vendeu mais de 500 milhões de livros em todo o mundo. A sua fama junto do público "mais pequeno" cimentou-se com a série "Os cinco", publicada nos anos 40 e 50 do século passado e que, para além destas décadas, serviu de modelo a muitos escritores para a infância.

Os protagonistas da série são os irmãos Julian, Dick e Anne, a prima Georgina e o cão desta, Tim, "detectives" em histórias que combinam o mistério e a aventura.

Embora consideradas sexistas, racistas e simplistas por alguma crítica, as obras de Blyton continuam a ser muito populares e vendem mais de 10 milhões de exemplares por ano.

"Estamos encantados por o público britânico ter votado em Enid Blyton como o seu autor mais querido", disse Jeff Norton, director de promoção de marca do grupo Orion, detentor dos direitos da escritora.

A seguir a Blyton, Dahl e Rowling, os três dirigidos ao público infantil e juvenil, surge na quarta posição Jane Austen (1775-1817), a autora de "Orgulho e preconceito", e na quinta William Shakespeare (1564-1616).

No grupo dos 10 primeiros classificados há apenas dois escritores vivos: JK Rowling e Stephen King, que ocupa a nona posição.

Surpreendente para alguns terá sido a ausência de autores como Ian Fleming (1908-1964), criador do célebre James Bond e de quem este ano se comemora o centésimo aniversário do nascimento.



RMM.

Lusa/fim
 
Topo