• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Literatura:Cerca de 550 originais concorrem ao Prémio Planeta

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Literatura:Cerca de 550 originais concorrem ao Prémio Planeta

O Prémio literário Planeta, um dos mais importantes atribuídos em Espanha, recebeu para a edição deste ano, a quinquagésimia sétima, 528 originais, batendo o seu próprio recorde.

Segundo a editorial Planeta, é a terceira vez que o número de romances recebidos é superior a 500, o que confirma, uma vez mais, «a atenção que o prémio literário desperta no âmbito das letras em Espanha e na América Latina».

O Prémio, o de maior dotação das Letras de Espanha - 601.000 euros para a obra vencedora e 150.250 euros para a finalista -, será divulgado em 15 de Outubro no Palácio de Congressos de Catalunha.

Integram o júri Álvaro Pombo, Alberto Blecua, Alfredo Bryce Echenique, Pere Gimferrer, Carmen Posadas, Rosa Regàs e Carlos Pujol, secretário com voto.

Pombo (Santander, 1939), vencedor do Prémio Planeta em 2006 com romance «La fortuna de Matilda Turpin», entra no júri em substituição de Soledad Puértolas.

De Espanha concorrem ao Prémio 189 obras, do resto da Europa 9 e da América 93.

Em anteriores edições receberam o Prémio autores como Bryce Echenique, Mario Vargas Llosa, Camilo José Cela, Gonzalo Torrente Ballester e Antonio Skármeta. No ano passado, o premiado foi Juan José Millás com o romance «El mundo».





dd
 
Topo