• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Lesma"assassina" viaja na Europa

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Tem origem na Península Ibérica e começou a espalhar-se pelo resto da Europa há cerca de 30 anos, tendo-se tornado imune às medidas de controlo.

Presentemente, a "lesma assassina" é um exemplo das ameaças à biodiversidade no continente.

O caso da "Arion lusitanicus" ou lesma espanhola é apontado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA)como o de uma espécie invasora que ameaça a biodiversidade das regiões. Em muitos países, mesmo do Norte do continente, ela está presente em jardins e hortas, tendo viajado como ovos na terra de plantas envasadas. Auto-reproduz-se e com rapidez, comendo lesmas mais pequenas. Daí o seu nome. É mais agressiva do que a lesma preta natural e ataca ervas, flores e legumes. Segundo a AEA, espécies alienígenas invasivas como esta são difíceis de combater e criam problemas sérios à jardinagem, agricultura e silvicultura. O controlo dessas espécies (algumas afectando florestas e culturas), custa na Europa mais de dez mil milhões de euros/ano. Presentemente, a alistagem de espécies vindas de outros habitats cifra-se em dez mil. A batata, o milho e o tomate são excepções benéficas desta viagem das espécies.
 
Topo