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Ler Valores Do Standard Input

Serr@no™

GF Ouro
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Variáveis e Seus Tipos

Até aqui já sabemos escrever no standard output, mas é fundamental que escrevamos aquilo que queremos e quando queremos. Ao escrever cout<<"Olá!; sempre que corrermos o programa aparecerá "Olá!", e se quisermos escrever outras coisas?
O conceito de variável nasce daqui, variável é tipo uma gaveta onde temos um valor que pode mudar quando quisermos e há vários tipos de variáveis, sendo os mais simples os seguintes:
// declaração de variáveis
int main()
{
int a; // cria uma variável numérica de tipo inteiro com o nome a
double b; // cria uma variável real com o nome b
char c; // cria uma variável que contém um único caractér
bool d; // cria uma variável booleana (true ou false)
return 0;
}
Isto assim não dá muito jeito, é preciso poder alterar o conteúdo das variáveis. Para isso existe o operador '='. O exemplo seguinte mostra como declarar, inicializar e mostrar no standard output variáveis.
// declaração, inicialização e escrita de variáveis no standard output
#include <iostream>
using namespace std;


int main()
{
int a; // declarar a variável a como inteiro
a = 2; // afectar a variável a com o número 2
cout<<"a = "<<a<<endl; // escrever no standard output "a = 2"


double b = 1.2; // declarar e inicializar a variável b com 1,2
/* atenção que no C++ a vírgula ',' é representada por um ponto '.' */
cout<<"b = "<<b<<endl; // escrever no standard output "b = 1.2"


char c = 'C'; // declarar e inicializar a variável c com o caractér 'C'
cout<<"Linguagem "<<c<<"++"<<endl;
/* escreve no standard output "Linguagem C++" */


return 0;
}
As variáveis podem ter qualquer nome e é diferente escrever int verde; e int Verde; Serão criadas duas variáveis distintas.
Não sei se reparou mas por vezes uso aspas ' " ', e outras vezes a plica ' ' ' para representar texto. Isto funciona assim, texto entre aspas é considerado uma string (conjunto de caracteres) e entre plicas um único caractér.
O tipo bool apenas suporta os valores 1(true) ou 0(false). A sua utilidade será verificada mais à frente.
 

Serr@no™

GF Ouro
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Ler do Standard Input

Em programação é muito comum precisarmos de pedir valores ao utilizador do programa em run time. Para isso usa-se um método semelhante ao cout<<"";
// declaração, inicialização e escrita de variáveis no standard output
#include <iostream> // a variável de leitura também se encontra neste ficheiro
using namespace std;


int main()
{
int a; // declaração da variável a
cout<<"introduza um número inteiro:"<<endl;
cin>>a; // lê do standard input um valor inteiro e afecta a variável a com ele


cout<<endl<<"Acabou de introduir o número: "<<a<<endl;


cout<<"Pressione ENTER para terminar o programa.";
cin.get(); // espera que o utilizador pressione ENTER
}
A melhor maneira de apreender o conceito de cin, é testar o programa. Resumidamente o que ele faz é parar o programa à espera que o utilizador introduza um número seguido de ENTER.
Outra novidade é a instrução cin.get(); Se alguém esperimentou testar algum dos programas anteriores clicando no seu executável, de certeza que não viu nada! Isto porque não havia nada que indicasse ao programa para parar, para que o utilizador podesse ver o que estava a acontecer! O cin.get(); faz com que o programa pare, à espera da actuação da tecla ENTER por parte do utilizador.
 

Serr@no™

GF Ouro
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Variáveis Constantes

Pode haver a necessidade de se ter uma variável constante, que não mude durante a execução do programa, para isso basta fazer const in a =10; Desta forma o a permanecerá igual a 10 durante todo o programa. A utilidade das variáveis constantes será verificada novamente quando falarmos de arrays.
Nos próximos capítulos vamos-nos debruçar sobre os tipos de variáveis numéricas, só depois falando do char.
 
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