• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

LED - Duvida sobre acessorios

ink

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2011
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas tardes,
Se alguem me poder ajudar agradecia, os meus conhecimentos sobre leds ainda estao no inicio.


Precisava de esclarecer uma divida em relação a um acessório para fita de led.
Tenho um projecto de Canndeiro.

Tem por base uma molécula.
Imaginando que no centro tenho o núcleo (exemplo:cubo) e quero ter ramificações em que o utilizador possa adicionar ou retirar. Cada cubo e alimentado, acende e passa a corrente ao próximo.

Sendo que preciso de um conector macho fêmea, ou outro tipo de adpatdor que me permita isso. E possível fazer a ligação (macho + fita + fêmea)?
E que tipo de machos femeas preciso de comprar.


Se alguem me poder ajudar agradecia, É um projecto para a faculdade e tou um bocado a rasca :s
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas tardes,
Se alguem me poder ajudar agradecia, os meus conhecimentos sobre leds ainda estao no inicio.


Precisava de esclarecer uma divida em relação a um acessório para fita de led.
Tenho um projecto de Canndeiro.

Tem por base uma molécula.
Imaginando que no centro tenho o núcleo (exemplo:cubo) e quero ter ramificações em que o utilizador possa adicionar ou retirar. Cada cubo e alimentado, acende e passa a corrente ao próximo.

Sendo que preciso de um conector macho fêmea, ou outro tipo de adpatdor que me permita isso. E possível fazer a ligação (macho + fita + fêmea)?
E que tipo de machos femeas preciso de comprar.


Se alguem me poder ajudar agradecia, É um projecto para a faculdade e tou um bocado a rasca :s


Boas

Sim é possível, mas depende um pouco da forma que pretende dar ao candeeiro.

No cubo central poderia ter fichas femea jack 6,35 mm mono. A alimentação ficaria no interior do mesmo com fonte- DC 12 Volt ou 3 baterias 18650 em serie. Se a fita tiver Led 3528 deve prever 1 a 1,5 ampere para 5 metros / 300 led.

Nos cubos adicionais deveria ter numa face um jack Macho, e fêmea nas faces que pretender.

Este tipo de ficha é muito acessivel e fácil de encontrar, e é garantida a polaridade correcta, e a montagem tipo lego. Pode acrescentar cubos mesmo, com DC activo.

Este tipo de ficha permite girar os cubos.

Boa pesquisa
 
Última edição:

ink

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2011
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
mrsat Obrigado!as.png

Dei como exemplo cubos, por ser mais facil explicar a ideia. As peças vao ser algo desde genero. Hexagonos, de Polipropileno, onde a fita de led anda la dentro.
Queria ter 2 fitas por cada exagono, assim conseguia ter 2 machos e 2 femeas ou seja mais possibilidades de formas e montagem. Os jack vao me facilitar imenso pelo facto de rodar.
Posso trabalhar com leds de 12v? Em relaçao aos jacks, onde e que posso encontrar isso? Depois basta soldar o fio ao led, e depois no jack certo?
A medida que vou adiconando as peças nao vou perder energia?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat Obrigado!Ver anexo 135783

Dei como exemplo cubos, por ser mais facil explicar a ideia. As peças vao ser algo desde genero. Hexagonos, de Polipropileno, onde a fita de led anda la dentro.
Queria ter 2 fitas por cada exagono, assim conseguia ter 2 machos e 2 femeas ou seja mais possibilidades de formas e montagem. Os jack vao me facilitar imenso pelo facto de rodar.
Posso trabalhar com leds de 12v? Em relaçao aos jacks, onde e que posso encontrar isso? Depois basta soldar o fio ao led, e depois no jack certo?
A medida que vou adiconando as peças nao vou perder energia?

Boas

As fichas jack foram pensadas para audio, e permitem facilmente tensões na ordem dos 50 volt, e intensidade corrente média de ~4 Ampere (se forem de boa qualidade). Será uma questão de fazer contas com o modelo de led a aplicar.
Para o Led modelo 3528 (agrupado em troços de 3 led, fita 12 volt), é comum precisar 1 a 1,5 ampere para alimentar 300 unidades (5 metros em geral).
As fichas jack encontra nas casas de electrónica, exemplo:

h**p://www.aquario.pt/product/ficha-jack-635-femea-mono-painel-1

Depois basta soldar 2 fios, da fita led ao Jack macho, e também ao (s) jack fêmea para dar continuidade da alimentação 12Volt DC (não esquecer da polaridade).
Se respeitar a amperagem do Jack não vai perder energia. Mesmo assim seriam preciso cerca de 900 led do modelo que citei (todos numa única derivação), para arriscar ultrapassar a corrente típica do mesmo.

Bom projecto
 
Topo