• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Lançado plano de acção para salvar golfinhos do Sado

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Setúbal: lançado plano de acção para salvar golfinhos do Sado

Os 26 golfinhos-roazes do estuário do Sado estão em vias de extinção e há 20 anos que se discute o que fazer. Ontem foi lançada a primeira pedra do Plano de Acção para salvar estes animais, sendo que, até ao final do ano, tudo estará pronto.

Segundo pode ler-se na edição desta terça-feira do jornal Público, representantes da Lisnave, Quercus, Portucel e Sonae Turismo estiveram ontem em Setúbal a definir os objectivos do Plano de Acção para a Salvaguarda e Monitorização da População de Roazes do Estuário do Sado.

Esta é a única população residente de golfinhos num estuário em Portugal e das poucas na Europa, não existindo garantias de sucesso.

«A única certeza que temos é que a população só se manterá se melhorarmos o seu habitat», disse ao Público Raquel Gaspar, bióloga do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

A população de roaz-corvineiro (tursiops truncatus) continuará a diminuir nos próximos anos. Em 1986 eram 40 animais; hoje são 26. Nos próximos 20 anos, o estuário pode não ter nenhum.

A população é pequena e envelhecida, com taxas de reprodução cada vez menores, sendo que a maioria dos adultos aproxima-se do limiar da longevidade da espécie (40 a 50 anos) e poucos são os jovens que chegam à idade adulta.


DD
 
Topo