• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Kathryn Bigelow tornou-se cineasta após conversa com Andy Warhol

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
A realizadora vencedora do Óscar Kathryn Bigelow revelou em entrevista que foi numa conversa com o artista plástico Andy Warhol que decidiu tornar-se cineasta.

Bigelow, de 61 anos, afirmou que o seu primeiro contacto com a arte foi através da pintura. Durante a escola, estudou no Instituto de Arte de São Francisco e, mais tarde, no início da década de 1970, frequentou o programa de estudos do Museu Whitney, em Nova Iorque.


Ela chegou a trabalhar com artistas proeminentes, como Philip Glass e Susan Sontag, e, um dia, graças a um amigo em comum, conheceu o famoso Andy Warhol.

«Andy estava a dizer que filmes são muito mais populares que arte - que a arte era muito elitista, que se excluía uma grande parte do público», disse a realizadora em entrevista à revista Time.


Foi a partir daí que Bigelow começou a mudar de ideias sobre os rumos da sua carreira artística.


«Um [quadro de] Malevich ou um Mondrian requerem que os encare com uma certa informação, um contexto», afirmou. "E não precisa necessariamente disso com um filme. Ele é acessível, disponível. Isso foi excitante para mim, de um ponto de vista político.»


Eventualmente, um curta-metragem no qual ela estava a trabalhar chegou até ao realizador Milos Forman («Amadeus», «Um Estranho no Ninho»), que gostou o suficiente para recomendá-la para uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia.


Em 2010, com o filme «Guerra ao Terror», Bigelow tornou-se a primeira mulher a ganhar o Óscar de melhor direcção. O seu último filme, «00:30 Hora Negra», sobre a caçada dos serviços secretos norte-americanos a Osama bin Laden, foi nomeado ao óscar este ano.


In' Diário Digital
 
Topo