• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

José Saramago homenageado em Azinhaga

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Estátua inaugurada domingo na terra natal do Nobel da Literatura

José Saramago homenageado em Azinhaga

A freguesia de Azinhaga do Ribatejo inaugura domingo uma estátua em bronze em homenagem ao escritor José Saramago.





Uma estátua em bronze do escritor José Saramago vai ser inaugurada domingo, na Azinhaga do Ribatejo, para assinalar o aniversário do pólo da fundação instalado há um ano na terra natal do Nobel da Literatura.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, a estátua em bronze, criada pelo escultor Armando Ferreira, vai ser colocada nos próximos dias em frente ao pólo da Fundação José Saramago.
A peça 'representa José Saramago em tamanho real sentado a um banco também em bronze', no Largo da Praça, um espaço central da localidade, com chão calcetado, árvores e um fontanário antigo, descreveu ontem o autarca.
Para a cerimónia de inauguração – que decorre no âmbito da Feira de Maio da Azinhaga, durante os dias 29, 30 e 31 – está prevista a presença do escritor e de diversas entidades oficiais da região, nomeadamente da Câmara Municipal da Golegã.
Segundo Vítor Guia, a iniciativa partiu do «Grupo Mais Saramago», composto por admiradores do Nobel, e contou com o apoio da Junta de Freguesia da Azinhaga, onde o escritor nasceu há 86 anos.
'Foi difícil convencer o Saramago para fazer este tipo de homenagem porque ele não queria ter uma estátua em vida', comentou o presidente da Junta de Freguesia.
Instalado num edifício do Largo da Praça, o pólo da Fundação José Saramago tem no primeiro piso um espaço com o original do livro «As Pequenas Memórias» – que evoca a infância de Saramago na aldeia e também as férias que ali passou até aos 15 anos – e alguns objectos dos avós maternos.
José Saramago possui desde 1987 uma rua com o seu nome na Azinhaga, onde, em 2006, lançou o livro «As Pequenas Memórias», e celebrou 84 anos com os maiores festejos de sempre organizados em sua honra pela localidade.
A casa na Azinhaga onde o Nobel da Literatura nasceu, em 1922, já não existe – foi demolida entretanto, e no terreno, adquirido por particulares, foi construída uma vivenda –, mas o lugar está assinalado com uma placa.
A sede da Fundação José Saramago é partilhada por Lisboa e Lanzarote, onde o escritor vive com a mulher, Pilar del Rio, desde 1993, e possui ainda, além do pólo na Azinhaga, um outro em Castril (Granada).

José Saramago. Nobel da Literatura vai ser homenageado no domingo em Azinhaga do Ribatejo
 
Topo