• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

José Mário Branco, Pinho Vargas e peça de Brecht na Culturgest

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
José Mário Branco, Pinho Vargas e peça de Brecht na Culturgest

Um espectáculo de José Mário Branco, a estreia de uma nova ópera de António Pinho Vargas e a encenação de uma peça de Bertolt Brecht são algumas das propostas da Culturgest, em Lisboa, para o último trimestre de 2008.

A temporada, hoje anunciada, arranca em Setembro com o espectáculo de teatro "Torre de la Défense", pelo grupo KARNART, de Luís Castro, a partir de uma obra do dramaturgo argentino Copi.

Em Outubro, o grupo Truta encena "A resistível ascensão de Arturo Ui", peça que Bertolt Brecht escreveu em 1941 no exílio na Finlândia e que é agora apresentada com direcção de Joaquim Horta.

Na música, destaque para o concerto, em duas noites no final de Outubro, de José Mário Branco, intitulado "Mudar de Vida 2", no qual o cantautor estará acompanhado por vários músicos portugueses, entre os quais Carlos Bica, José Peixoto, Rui Júnior e Gaiteiros de Lisboa.

José Mário Branco tinha apresentado um concerto semelhante em 2007 na Casa da Música, retomando em Lisboa o mesmo tom de reflexão sobre a sociedade portuguesa, a convite da Culturgest.

O regresso do Festival Expresso Oriente, pela mão da OrquestrUtópica, e as actuações, na área do jazz, de Carlos Zíngaro, Rodrigo Amado ou Steve Coleman, integram também a programação musical.

Neste trimestre será estreada ainda, em Dezembro, a ópera "Outro fim", de António Pinho Vargas, com libreto de José Maria Vieira Mendes e encenação de André Teodósio.

O encenador britânico Tim Erchells apresenta em Novembro na Culturgest o espectáculo de teatro "Que depois do dia vem a noite", uma peça com um elenco feito apenas com actores entre os 08 e os 14 anos e cuja história se debruça sobre o mundo das crianças ditado pelos adultos.

Na dança, a Culturgest propõe em Setembro o solo "Beautiful Me", pelo coreógrafo e performer sul-africano Gregory Maqoma, e em Novembro o espectáculo "He visto caballos" pela dupla catalã Maria Muñoz e Pep Ramis na companhia Mal Pelo.

O coreógrafo Paulo Ribeiro apresentará "Feminine", coreografia adiada da temporada anterior da Culturgest.

Em Outubro programa-se a sexta edição do DocLisboa e a Culturgest conta receber novamente uma extensão do Cinanima e o Festival de Cinema Japonês Nippon Koma.

As duas galerias da Culturgest ficarão ocupadas, entre Outubro e Janeiro de 2009, com uma exposição do artista plástico Miguel Soares, que se debruça sobre criações artísticas em três dimensões.

A habitual Comunidade de Leitores é dedicada à linguagem literária versus linguagem pictórica e o ciclo de conferências deste trimestre será dedicado às "Regras de atracção".


Diário Digital / Lusa
 
Topo