• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jardim seguro

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Como ter um jardim bonito e seguro

O primeiro passo seria a consulta a um profissional, que irá avaliar qual será a função do jardim, quais as pessoas que irão conviver nele, se os moradores tem crianças e animais domésticos. No caso de não ser possível a contratação de um profissional, fazer uma pesquisa para saber quais as plantas que são tóxicas e restringir o seu uso. Você pode pesquisar junto aos produtores, garden centers e empresas de jardinagem. Hoje a internet oferece muito material com este tema. É fundamental não usar plantas que liberem veneno ou qualquer substância tóxica ou que tenham espinhos.

Como envolver a criançada na decoração

Se você for fazer o seu próprio jardim comece ensinando as crianças para que serve cada ferramenta, faça com que elas ajudem nas tarefas de limpeza do terreno, no preparo do solo, plantio e irrigação. Envolvendo-as em cada fase, além de ser um divertimento para elas, vai ensiná-las a importância de tratar bem as plantas, além de mantê-las em contacto com a natureza.

Quais são as plantas mais perigosas e que podem desencadear reacções superficiais e sérias nos moradores

Embora se destaquem por sua beleza, algumas plantas podem esconder perigos mortais, principalmente para as crianças e animais domésticos. Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos vasos ou jardins podem esconder perigo se não tivermos conhecimento do potencial tóxico da espécie. Elas são chamadas "plantas tóxicas", pois apresentam princípios activos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas. Essas plantas são usadas indiscriminadamente na maioria das vezes por falta de conhecimento ou de uma consultoria a um profissional especializado.

As plantas ornamentais tóxicas mais comuns em nossos jardins e vasos são comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena), copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), saia-branca (Brugmansia suaveolens), côroa-de-cristo (Euphorbia milii), avelós (Euphorbia tirucalli), espirradeira (Nerium oleander), tinhorão (Caladium bicolor), taioba-brava (Colocasia antiquorum), mamona (Ricinus communis), pinhão-roxo (Jatropha curcas), cróton (Codiaeum variegatum), alamanda (Allamanda cathartica), cambará (Lantana camara) e azaléia (Rhododendron simsii).
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Orientações

1- Procure identificar se possui plantas venenosas em sua casa e arredores, buscando informações como nome e características.

2- Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

3- Oriente as crianças para não colocar plantas na boca e nunca utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc).

4- Não utilize remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação especializada.

5- Evite comer folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6- Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex, pois elas podem provocar irritação na pele e principalmente nos olhos. Evite deixar os galhos em qualquer local onde possam atrair crianças ou animais. Quando estiver mexendo com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta actividade.

7- Cuidados especiais também devem tomados com os animais domésticos. Animais filhotes e adultos muito activos têm uma grande curiosidade por objectos novos no meio em que vivem e notam logo quando há um vaso diferente em casa ou uma planta estranha no jardim. Não é raro o animal lamber, morder, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou a curiosidade. Animais privados de água podem, por exemplo, procurar plantas regadas ou molhadas de chuva recentemente e ingerir suas partes. Há casos de cães e gatos que ficam sozinhos confinados por períodos longos que acabam se distraindo com as plantas e acabam por ingeri-las.

8- Em caso de acidente, guarde a planta para identificação e procure imediatamente orientação médica.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Como dispor as plantas de maneira que elas não comprometam a segurança da casa, dos moradores também dos animais



O melhor é deixar o jardim livre para as crianças e aos animais com o uso de um extenso gramado. As plantas poderão ficar em jardineiras altas e em vasos. Se quiser ter canteiros com várias plantas o ideal é você cercá-los com uma tela. Também poderá ter árvores já plantadas adultas.


Quais são as recomendações para quem tem criança e animais em casa



O melhor é orientar as crianças sobre o perigo que as plantas podem causar. Já com os animais, é preciso evitar qualquer tipo de planta tóxica e mantê-los em área não ajardinada.



Gilberto Matter
Eng. Florestal com especialização em paisagismo

 
Topo