• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Já visitaste o Portal da Casa da Leitura?

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Projecto é da Fundação Calouste Gulbenkian
Um milhão de pessoas já visitou o portal Casa da Leitura


Cerca de um milhão de pessoas passou desde 2005 pelo portal Casa da Leitura, um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian que se assume como "uma biblioteca itinerante" de divulgação do livro infantil na Internet.

A Casa da Leitura (Bem-vindo à Casa da Leitura) funciona como um espaço de divulgação de literatura infanto-juvenil portuguesa e estrangeira.
Os principais destinatários são os mediadores de leitores, aqueles que fazem a ponte entre o livro e as crianças e adolescentes. O portal compila sinopses e fichas técnicas de cerca de 1300 títulos, organizadas por diferentes categorias de leitores (dos pré-leitores aos leitores autónomos).

"Não havia nenhum sítio na Internet onde se pudesse procurar informação sistematizada", disse o mentor do projecto, António Prole. O projecto pretende "criar hábitos de leitura e aumentar as competências cognitivas" dos mais novos e é "complementar ao Plano Nacional de Leitura", referiu António Prole.

A criação do portal – que celebra em Outubro três anos de existência – que surge num contexto de grande desenvolvimento da edição de literatura infanto-juvenil em Portugal. Alice Vieira, Luísa Ducla Soares, Natércia Rocha, José Viale Moutinho e António Torrado são autores com tradição nesta área e que estão referenciados na Casa da Leitura, mas também surgem alguns novos nomes, como Rita Taborda Duarte e David Machado.

"Houve um aumento da produção de literatura infantil, mas o salto qualitativo deu-se mais na narrativa imagética do que na narrativa escrita. Há alguns sinais, mas ainda não apareceu um grande novo autor", disse António Prole.

Por uma questão de independência em relação ao sector, a Casa da Leitura rejeita ofertas de livros pelas editoras. "É um dispêndio acrescido para a Casa da Leitura, mas preferimos comprar o que vai saindo", disse o responsável, sem querer especificar qual o orçamento deste projecto suportado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

António Prole anunciou a preparação de um novo portal na Internet, desta feita direccionado em exclusivo para as crianças e adolescentes até aos 12 anos. Está ainda em fase de projecto, mas já tem nome: Catalivros. O portal terá jogos interactivos, linguagem mais directa, exercícios de interactividade e possibilidade de criação de textos e ilustrações.

A Fundação Calouste Gulbenkian está também a organizar um congresso internacional sobre promoção da Leitura, que vai juntar escritores, técnicos e especialistas de todo o mundo. O evento vai chamar-se "Formar leitores para ler o mundo" e está marcado para os dias 22 e 23 de Janeiro.

"Será a primeira grande conferência em Portugal sobre a promoção da leitura e vai trazer os melhores especialistas para falar sobre o tema com uma linguagem que fuja ao jargão académico", disse António Prole.

Entre os convidados estão o escritor espanhol Fernando Savater, o autor francês Daniel Pennac (ainda por confirmar) e José Barata-Moura. Michel Fayol e Galeno Amorim, dos observatórios de leitura de França e do Brasil, respectivamente, Dolores López-Casero, do Centro Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Espanha, e António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, também marcarão presença em Lisboa.



Público
 
Topo