Portal Chamar Táxi

Notícias Israel e EUA estão a considerar "opções alternativas" para garantir a libertação de reféns sem depender de cessar-fogo

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
53,025
Gostos Recebidos
1,471
Israel e EUA estão a considerar "opções alternativas" para garantir a libertação de reféns sem depender de cessar-fogo

img_932x621uu2025-04-07-19-38-03-2202313.jpg


O líder israelita não esclareceu nem partilhou detalhes sobre as alternativas em causa.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse esta sexta-feira que Israel e os Estados Unidos estão a avaliar formas de garantir a libertação dos reféns em Gaza sem depender do acordo de cessar-fogo com o Hamas.

"O enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, acertou", afirma Netanyahu através de uma publicação na rede social X, "o Hamas é o obstáculo a um acordo para a libertação dos reféns". "Juntamente com os nossos aliados dos EUA, estamos agora a considerar opções alternativas para trazer os nossos reféns de volta para casa, acabar com o regime de terror do Hamas e garantir uma paz duradoura para Israel e para a nossa região", explica.

No entanto, o líder israelita não esclareceu nem partilha detalhes sobre as alternativas em causa.

As negociações de cessar-fogo chegaram a um impasse na quinta-feira depois de o Hamas ter enviado a sua resposta às propostas feitas pelos israelitas, dizendo que foram "melhores do que as últimas". A resposta resultou na saída da equipa israelita do Qatar, onde estavam a decorrer as negociações com a equipa de mediadores do Qatar e do Egito.

Na quinta-feira à noite, Witfkoff anunciou que Washington iria chamar de volta os negociadores para resgatar os reféns em Doha, capital do Qatar, e que iria procurar "opções alternativas" depois da resposta do Hamas ter mostrado "uma falta de vontade para chegar a um cessar-fogo em Gaza".

Correio da Manhã
 
Topo