jairobel
GForum VIP
- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 13,098
- Gostos Recebidos
- 1

A exumação do corpo de Irmã Dulce, última etapa antes da proclamação da freira baiana como beata pelo Papa Bento XVI, prevista para este ano, surpreendeu os membros da comissão da Igreja Católica que acompanharam o ritual, em Salvador, no dia 27 de maio. O corpo da religiosa, que morreu em março de 1992, estava mumificado e o hábito que ela vestia, preservado.
Chamados de incorruptos, os corpos de santos e beatos, por definição, possuiriam a propriedade, considerada miraculosa, de não se decompor após a morte, sem que tenham sido usados métodos de embalsamamento sobre eles.
— A incorrupção do corpo é um símbolo, um sinal da ressurreição prometida. Todos nós professamos a fé de que ressuscitaremos e ressuscitaremos em corpo, não só em espírito. Esses corpos intactos são um anúncio dessa ressurreição e da incorrupção final através da fé — afirma padre Jesus Hortal, reitor da PUC Rio.
Retrato dos necessitados
Frei Ruy Lopes, delegado nomeado pelo arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majjela Agnelo, para acompanhar a exumação do corpo da religiosa, prefere adotar um tom mais comedido para falar sobre o fenômeno:
— A princípio, não enxergamos como algo miraculoso, mas sim natural.
Para o frei, um momento emocionante após a abertura do túmulo foi a declaração de uma senhora que trabalha há 40 anos na sede das Obras Sociais de Irmã Dulce.
— Ao ver aquele rosto mumificado, sem lábio, marrom, quase negro, a dona Iraci viu a face de tantos doentes que Irmã Dulce atendia, e disse: "Ela é agora aqueles a quem acolheu".
Arqueóloga do Museu Nacional, Maria Beltrão afirma que o fenômeno já ocorrera em uma gruta de Juiz de Fora (MG), nos tempos do Império.
— Este processo ocorre em regiões desertas ou geladas. No Brasil, é difícil, mas pode acontecer em áreas onde se crie um microclima, com condições favoráveis.
Maria, no entanto, descartou a explicação técnica ao saber que o fenômeno se dera com Irmã Dulce:
— Neste caso, como católica, eu opto pelo milagre.
Extra