No mês passado voltou novamente à baila o tema das Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO) passarem também a incluir as motos. O semanário Expresso, num artigo em que apresenta 28 medidas do Governo para incrementar, já em 2008, a Segurança Rodoviária, contidas num documento a que teria tido acesso em primeira mão, noticia como “medida nº2, logo em seguida à adopção das penalizações por pontos nas cartas, a entrada em vigor das IPO para motos já no primeiro semestre de 2008.
Contactámos o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, organismo que tutela as IPO e veio substituir a DGV, que nos afirmou que “não há nada previsto nesse sentido, nem está definida uma data ou as condições em que irá arrancar”.
Assim, e para já, tudo parece continuar na mesma. Podem esperar mais uns tempinhos para ir trocar o escape pelo de origem ou desempenar os discos…
No entanto, esta intenção não é de agora, e esporadicamente volta à tona. A primeira vez que dedicámos um artigo a este tema foi na nossa edição de Agosto de 2000. Na altura, o então Secretário de Estado da Administração Interna, Luís Patrão, numa conferência promovida pela ACAP, disse não existir razão para as motos continuarem a ser excluídas das IPO, e que estavam a ser preparadas alterações legislativas nesse sentido. Nos anos seguintes, surgiam novos rumores a afirmar que “é este ano”, mas nada se concretizou.
É uma medida que, mais tarde ou mais cedo, nos vai tocar, mas, pelo menos no 1º semestre de 2008, conforme adianta o Expresso, se afigura impraticável.
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