• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Investigação revela sinal de alerta precoce de declínio cognitivo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
41,910
Gostos Recebidos
923
naom_66fd75da23d71.webp


Segundo uma nova investigação, disponibilizada na revista JAMA Network Open, sugere que a ocorrência de uma queda pode ser um sinal de alerta precoce de declínio cognitivo, podendo conduzir à demência menos de um ano depois.






Para o estudo, os investigadores do Brigham and Women's Hospital e de outras instituições, nos Estados Unidos, analisaram os dados de mais de 2,4 milhões de adultos com 66 anos ou mais que sofreram lesões traumáticas entre 2014 e 2015.





Descobriram assim que os idosos que sofreram quedas tinham uma probabilidade significativamente maior de serem diagnosticados com demência no ano seguinte, em comparação com os que sofreram lesões durante outros tipos de acidentes, afirmam os investigadores.


Mais especificamente, entre os 1,2 milhões de doentes que caíram e se magoaram, 10,6% receberam um diagnóstico de demência no espaço de 12 meses. Mesmo depois de terem em conta fatores como a idade, as condições de saúde preexistentes e a gravidade da lesão, "as quedas foram associadas a um risco 21% mais elevado de diagnóstico de demência".


Molly Jarman, uma das investigadoras responsáveis pelo estudo, "a relação entre as quedas e a demência parece ser uma via de dois sentidos". Porquê? É possível que o declínio cognitivo "aumente a probabilidade de quedas, mas o trauma dessas quedas pode também acelerar a progressão da demência e tornar o diagnóstico mais provável no futuro".


Isto significa que "as quedas podem atuar como eventos precursores que nos podem ajudar a identificar as pessoas que necessitam de um rastreio cognitivo mais aprofundado".

IN:NM
 
Topo