Componentes
:left: centralinaEsse sistema possui muitos componentes, o principal onde ficam gravadas as informações do veiculo e os seus parâmetros de fábrica, ela também realiza os cálculos programados para gerenciar o motor ( alimentação e ignição ). Os outros componentes podem ser divididos em dois grupos Sensores e Atuadores.
:left: SensoresSão componentes que captam informações para a central, transformando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos para que a central possa analisar e decidir qual estratégia seguir.
:left: Sensor de posição da borboleta de aceleração Este sensor informa a central a posição instantânea da borboleta, ele é montado junto ao eixo da mesma. Ele permite a central identificar a potência que o condutor esta requerendo do motor, entre outras estratégias de funcionamento.
:left: Sensor temperatura líquido de arrefecimento Informa a central à temperatura do líquido de arrefecimento que é muito identica à temperatura do motor. Nos momentos mais frios o motor necessita de mais combustível
:left: Sensor temperatura ar Este informa a central a temperatura do ar que entra no motor, junto com o sensor de pressão a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor e assim determinar a quantidade de combustível adequado para uma combustão completa.
:left: Sensor pressão do coletor Responsável por informar a diferença de pressão do ar dentro do coletor de admissão, entre a borboleta e o motor, e o ar atmosférico.
:left: Sensor rotação Informa a central a rotação do motor e na maioria dos sistemas a posição dos êmbolos, para a central realizar o sincronismo da injeção e ignição. Na maioria dos projetos ele é montado acima de uma roda magnética dentada fixada no virabrequim, mas pode ser encontrado em outros eixos também.
:left: Sensor detonaçãoPermite a central detectar batidas de pino no interior do motor. Este sensor é fundamental para a vida do motor, já que os motores modernos trabalham em condições criticas, a central debilita (corta potência) temporariamente o motor para prevenir uma quebra.
:left: Sensor Oxigênio Este sensor fica localizado no escapamento do automóvel, ele informa a central a presença de oxigênio nos gases de escape, indicando uma combustão incompleta. Nos automóveis que podem rodar com mais de um combustível ou com uma mistura entre eles (denominados Total-flex ou Bicombustível , álcool / gasolina no Brasil ) esse sensor é o responsável por identificar o combustível presente no reservatório (tanque).
:left: Sensor velocidadeInforma a velocidade do automóvel, essencial para varias estratégias da central.
:left: Sensor Oxigêniopodendo designar-se po sensor O2 é responsável pelo equilibrio da injecção, pois ele tem a função de enviar a informação de qual é o estado dos gases á saida domotor (pobres/ricos) e é em função desta informação quea unidade do motor controla o pulso da injecção