Portal Chamar Táxi

Idosos não recebem suficiente 'vitamina solar'

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Idosos não recebem suficiente 'vitamina solar'


Caso a pessoa esteja vivendo seus anos de crepúsculo, existe a possibilidade de que não esteja recebendo em volume suficiente a sua chamada 'vitamina solar'.

Pesquisadores da Escola de Farmácia da Universidade do Colorado, trabalhando com voluntários de entre 65 e 89 anos, descobriram que, quando informados pelos farmacêuticos sobre suas necessidades de vitamina D, o consumo do componente aumentava mas ainda assim ficava aquém das necessidades dos idosos para uma saúde óptima.

Quando a pessoa não dispõe de vitamina D em quantidade suficiente em seu sistema, ela se torna incapaz de absorver cálcio, um produto necessário para a manutenção da saúde óssea e a prevenção da osteoporose, disse Joseph Vande Griend, doutor em ciências farmacêuticas e professor assistente da universidade, bem como director científico do estudo.

O sol - que representa outra forma de adquirir vitamina D - aparentemente propicia ampla oportunidade para que o corpo produza essa vitamina, mas os idosos costumam sair menos ao sol do que as pessoas jovens, e além disso não recebem vitamina D suficiente em seus alimentos, como leite e o suco de laranja, tipicamente fortificados com vitaminas.

Para o estudo, os farmacêuticos conduziram sessões individuais de 15 minutos com os participantes, falando sobre a importância da vitamina D e sobre os alimentos e suplementos que deveriam ser utilizados para elevar o consumo diário.

Eles também criavam planos escritos e personalizados sobre como consumir 1,2 mil UI (unidades internacionais) desta vitamina por dia.

Os participantes não receberam suplementos, mas os farmacêuticos os contactaram de novo duas semanas mais tarde, pelo telefone, para determinar se os idosos estavam seguindo as recomendações.

Depois de 12 semanas, apenas 55% dos idosos que participaram das sessões de informação atingiram o índice desejado de vitamina D no sangue, de acordo com o estudo publicado pelo Journal of the American Pharmaceutical Association, em Julho.

A recomendação governamental de entre 400 e 600 UI de vitamina D ao dia é insuficiente, concluiu a equipe da Universidade do Colorado, que sugeriu que idosos recebam 1,2 mil UI ao dia.

Dos 80 pacientes estudados, quase três quartos tinham deficiências de vitamina D no começo do estudo, ainda que a maioria deles estivesse recebendo dosagem diária superior à recomendação oficial.

Griend diz que o limite seguro mais elevado para o consumo diário da vitamina D - que é solúvel em gordura - é de duas mil UI ao dia. O professor - que tem 27 anos - diz que ele mesmo toma um composto multivitamínico e ainda acrescenta 400 UI de vitamina D ao dia à sua dieta.


The New York Times
 
Topo