• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Horta: Diversão e saúde em família

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Mesmo numa pequena área é possível cultivar uma horta com a ajuda das crianças. Mantendo uma horta em casa, as crianças podem aprender sobre os alimentos e ter uma alimentação saudável desde cedo.

Poucos adultos já pararam para pensar nisso, mas uma boa forma de estimular as crianças a iniciarem bons hábitos na alimentação, com verduras e legumes como itens indispensáveis do cardápio, é cultivar uma pequena horta fora ou dentro de casa, onde elas possam plantar e colher esses alimentos tão ricos em vitaminas e importantes para a saúde.

O que pode agradar mais a uma criança do que colher e comer um vegetal que ela mesma plantou, regou e viu crescer? Além do prazer pessoal, uma horta infantil dá a criança alguns conhecimentos básicos sobre as plantas – a necessidade de água, ar e luz, por exemplo.



O ideal é escolher vegetais que se desenvolvem rápido: rabanete, cenoura, nabo, alface, cebolinha e salsinha são os mais indicados. O adulto deve comprar as sementes numa casa especializada (só a cebolinha se reproduz também a partir do talinho branco com raízes), e deve ensinar as crianças a preparar sua própria horta.

Quando bem orientada, a criança tem capacidade de cuidar da horta sozinha, mas, claro, sempre amparada por um adulto, que pode dar a ela algumas dicas, como, por exemplo, o momento de colher os alimentos.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Cuidados
Muitas pessoas nem sequer pensam em ter a sua própria horta por acreditarem que ela requer muito espaço e uma infinidade de cuidados. Mas o cultivo de uma horta pode ser muito mais simples do que se imagina e, além disso, ela pode ser uma ótima oportunidade de estar em convivência familiar.

Para plantar uma horta, pode-se usar o quintal, um cantinho qualquer e até mesmo vasos e caixotes. Alguns cuidados devem ser tomados para escolher e preparar o terreno, pois dele vai depender o bom desenvolvimento das plantas e a boa produção da sua horta.

Se não for possível plantar num canteiro, o ideal é providenciar um caixote de madeira de mais ou menos 70 cm por 50 cm e forrá-lo com plástico; assim, ele poderá ficar dentro de casa em um local bem iluminado, sem fazer muita sujeira.

É bom saber
A horta é local onde se cultivam vários tipos de verdura e legume, ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nela também se plantam temperos e ervas medicinais.

Além de ser uma fonte alimentar, é importante lugar de relaxamento, que proporciona contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir algo. Sem falar da economia que podemos conseguir quando cultivamos nossos próprios alimentos, ao invés de comprá-los, com possibilidades de vendê-los, ajudando na renda da família.

Passo-a-passo da horta
- Encha o caixote com terra misturada a um pouco de adubo comum.
- Com o dedo ou um lápis, a criança deverá abrir buraquinho rasos na terra. Depois, ela colocará uma ou duas sementinhas em cada cova e cobrirá com uma leve camada de terra.
- Daí em diante basta regar uma vez por dia (bem cedo ou no fim da tarde).
- A criança e os pais podem acompanhar a evolução das plantinhas até o delicioso momento da colheita.
- O adulto deverá ensinar como retirar o alimento da terra e como lavá-lo.
- Depois as crianças poderão conhecer de que forma o alimento estará presente no cardápio do cotidiano, como na salada ou refogado.



Fonte de pesquisa: Livro Plantas e Flores

 
Topo