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Fonte: Jornal Publico
16.06.2008
O fabricante japonês de automóveis Honda anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade e que emite apenas vapor de água, o FCX Clarity.
Numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos Estados Unidos e no Japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.
Os cinco primeiros compradores são do Sul da Califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a Honda, citada pela BBC online.
Segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina. No entanto, um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.
Aumento da procura de veículos híbridos
Entretanto, a rival Toyota tenta responder à elevada procura de veículos híbridos mas está a ter dificuldades em produzir baterias suficientes. Estes veículos, como o Prius, alternam entre um motor a gasolina e um outro eléctrico.
No entanto, a Toyota só poderá acrescentar mais linhas de produção de baterias a partir do próximo ano. “Os híbridos estão a vender-se tão bem que estamos a fazer todos os possíveis por aumentar a produção. Precisamos de novas linhas”, comentou Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota, citado pela BBC online.
16.06.2008
O fabricante japonês de automóveis Honda anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade e que emite apenas vapor de água, o FCX Clarity.
Numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos Estados Unidos e no Japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.
Os cinco primeiros compradores são do Sul da Califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a Honda, citada pela BBC online.
Segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina. No entanto, um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.
Aumento da procura de veículos híbridos
Entretanto, a rival Toyota tenta responder à elevada procura de veículos híbridos mas está a ter dificuldades em produzir baterias suficientes. Estes veículos, como o Prius, alternam entre um motor a gasolina e um outro eléctrico.
No entanto, a Toyota só poderá acrescentar mais linhas de produção de baterias a partir do próximo ano. “Os híbridos estão a vender-se tão bem que estamos a fazer todos os possíveis por aumentar a produção. Precisamos de novas linhas”, comentou Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota, citado pela BBC online.