B@eta
GForum VIP
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Mensagens
- 1,875
- Gostos Recebidos
- 23
Homem amputado sobe 103 andares com prótese comandada pelo cérebro
A proeza coube a Zac Vawter, de 31 anos. Depois de perder a perna direita num acidente de mota, recebeu uma inovadora prótese que responde ao pensamento. No domingo, subiu 103 andares.
11:35 Segunda, 5 de Novembro de 2012
Zac Vawter pensa no movimento que quer fazer e as pernas obedecem. Nada de extraordinário, não fosse o facto de uma das pernas ser uma prótese. O Centro de Reabilitação de Chicago, que tem tido a seu cargo a recuperação de Vawter, descreve-a como "a primeira perna biónica neuro-controlada do mundo".
Para comandá-la, o residente em Seattle pensa no movimento que quer fazer e a prótese responde, estimulada por sinais elétricos dos músculos que restaram na perna amputada - graças ao médico que o operou, em 2009, quando sofreu o acidente, que deixou as pontas dos nervos cortados de forma a permitir a ligação de sensores.
Mas para subir os 103 andares do outrora edifício mais alto do mundo, a Willis Tower, em Chicago, Zac Vawter passou várias horas a calibrar os movimentos. Com sucesso. 53 minutos e 9 segundos depois de iniciar a subida, Vawter, que, antes do acidente, participava em várias provas de atletismo, chegou ao topo.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/homem-amputado...-comandada-pelo-cerebro=f694820#ixzz2BRaDaHzx
Fonte: deficiente-forum.com - Portal