Halo Wars celebra estratégia na X360

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_1807AD2B-42FC-4297-9BFC-C1924FCF0913_img_destaque_pt_1.jpg

É O MELHOR DO GÉNERO NAS CONSOLAS




Os jogos de estratégia em tempo real (RTS), já o escrevemos várias vezes, têm o computador como plataforma de eleição. Pela versatilidade da utilização do rato, pela capacidade dos discos rígidos, enfim, pela melhor resposta da união processador/chip gráfico. As editoras têm insistido no lançamento de versões para as consolas, mas os resultados, em nossa opinião, foram sempre muito fracos. Até surgir, já este ano, "Halo Wars", onde Microsoft e Ensemble Studios (responsável pela série "Age of Empires) uniram esforços para dar outra dimensão aos RTS nas consolas.


Apoiados no universo de "Halo", série exclusiva da Xbox 360, que leva 3 capítulos de sucesso no género dos "first person shooter" (tiro na primeira pessoas), Microsoft e Ensemble conseguiram a proeza de tornar jogáveis, interessantes e muito desafiantes as rotinas dos RTS aplicadas na Xbox 360.


Com argumento que recorre a eventos ocorridos muito antes da acção dos "Halo" já editados, o jogo não desilude quem é adepto do género e pode até contribuir para chamar novos fãs. Os criadores resolveram muito bem a questão, essencial, dos comandos. O sistema de ordens -- dividido entre os dois joysticks, os 4 botões e os gatilhos do "joypad" - é intuitivo, fácil de aprender e consegue a proeza de conferir fluidez ao jogo.


Como é habitual neste tipo de desafio, temos de construir bases e garantir recursos que são depois aplicados em desenvolver tecnologias e apetrechar exércitos - há unidades de infantaria, artilharia e viaturas. Daí partimos para a defesa do nosso território ou a conquista de outros. Tudo bem envolvido por história convincente - suportada por excelentes "cutscenes", com grafismo de qualidade.


Haverá, é certo, muitas e boas opções nos RTS para computador. Já em relação às consolas, este "Halo Wars" arrasa qualquer concorrência. É um exclusivo da Xbox 360, que continua injustiçada em Portugal e, ao mesmo tempo, a possuir grandes jogos. Por tudo isto, sai um 17 na nossa classificação de 0 a 20.
Autor: PAULO RENATO SOARES
 
Topo