- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,839
- Gostos Recebidos
- 1,194
Ir dormir sempre à mesma hora pode desempenhar um papel significativo na regulação da pressão arterial, segundo revela um novo estudo, noticia a Fox News.
Embora muitas pessoas pensem que a quantidade de horas dormidas é o mais importante, a hora a que se vai dormir tem igualmente um efeito determinante na saúde do coração.
Em declarações ao website do canal de televisão, o médico William Lu referiu que estes dois fatores - o horário e a quantidade de horas dormidas - funciona em conjunto.
"Ambos são importantes, mas provas crescentes mostram que a regularidade - ir dormir e acordar aproximadamente nos mesmos horários noite após noite - é um fator preditivo independente de risco cardiovascular, mesmo após considerar o tempo total de sono", referiu o médico.
Um estudo publicado na revista Sleep Advances demonstra precisamente isto. Adultos com a pressão elevada que mantiveram um horário de dormir consistente durante duas semanas apresentaram melhorias nos níveis de pressão arterial, mesmo não tendo dormido a quantidade de horas recomendada.
Os participantes diminuíram a diferença na hora em que iam dormir de meia hora para apenas alguns minutos. Ora, esta mudança simples ajudou a regularização a pressão arterial durante a noite.
O conceito é defendido por pesquisas sobre ritmos circadianos e padrões naturais de pressão arterial do corpo.
"Horários consistentes para dormir e acordar mantêm o seu relógio biológico sincronizado com o ciclo dia/noite da terra", notou o médico.
O especialista realça que um horário de sono regular ajuda o corpo a libertar hormonas importantes, como a melatonina e o cortisol, nos momentos certos, contribuindo para a regulação natural da pressão arterial.
Assim, alterar o horário do sono pode afetar negativamente os níveis da pressão arterial, mesmo que sejam em dias esporádicos, como feriados ou fins de semana.
Ora, para quem está a tentar criar uma rotina de sono mais consistente, Lu recomenda por se começar com a hora a que se acorda de manhã.
"Comece com um horário fixo para acordar todos os dias, incluindo fins de semana, e estabeleça uma rotina com exposição à luz da manhã — depois, defina um horário consistente para dormir que lhe permita dormir o suficiente antes desse horário de despertar", realça o médico.
Também é importante uma breve rotina de relaxamento antes de dormir, bem como a diminuição de estimulante como o telemóvel.
IN:NM
