• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Guimarães 2012 apresenta programa

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,019
Gostos Recebidos
388
A Fundação Cidade de Guimarães apresentou hoje a primeira versão do programa da Capital Europeia da Cultura 2012, que se subdivide em quatro áreas programáticas distintas: Comunidade, Cidade, Pensamento e Arte.

Os projectos integrados em Comunidade pretendem potenciar a integração dos vimaranenses no ano dedicado à cultura através da aposta na qualificação de parceiros educativos e criativos, da formação de uma bolsa de artistas, da mobilização da população escolar e não escolar para a criação de um "Espectáculo de Comunidade", que assinalará o encerramento de Guimarães 2012.

Nesta área integram-se iniciativas como a "Rede de Parceiros Educativos", a "Bolsa de Artistas" ou "Outra Voz".

Já o programa da Cidade estrutura-se em três eixos - Paisagem Criativa, Intercâmbio Criativo e Cidades Inovadoras -, com cada um a corresponder a uma área temática de intervenção: Território, Economia e Inovação e Colaboração Internacional.

O tema integra, nesta fase, 10 projectos, com destaque para a criação de um novo sistema de navegação na cidade baseado em sinalética interativa, a abertura de espaços pop-up shops no núcleo urbano, o lançamento de um programa de empreendedorismo criativo, a instalação de um laboratório de criação digital e a criação de um laboratório de moda.

Pensamento preenche a necessidade sentida pelos organizadores de pôr em destaque uma dimensão de reflexão e debate, num programa que será coordenado por Álvaro Siza Vieira.

Na programação desta área temática, o destaque vai para o ciclo "Europa/Destinos", com "Que Europa desejamos", a série de debates coordenado pelo Prémio Nobel da Literatura de 2010, Mário Vargas Llosa, a ser a principal iniciativa.

A área artística de Guimarães 2012 tem uma programação multidisciplinar, com Cinema e Audiovisual, Artes Performativas, Música e Arte e Arquitetura.

Como complemento às quatros áreas programáticas, a Guimarães 2012 propõe "Tempos Cruzados", um conjunto de iniciativas que corresponde ao repto lançado ao movimento associativo do concelho.

São duas as premissas de "Tempos Cruzados": consciência da força do movimento associativo na cidade e a necessidade de aprofundar o conhecimento e qualificar as diversas manifestações da cultura popular/folclore.

A iniciativa incorpora conceitos e conteúdos da História, Antropologia, Sociologia, Artes, Geografia, Urbanismo, Comunicação, Gestão e Economia.

Jornal de Notícias
 
Topo