- Entrou
- Out 19, 2012
- Mensagens
- 3,230
- Gostos Recebidos
- 0
Há quem ande por aí a apregoar que a jardinagem é uma atividade sazonal, que é praticamente exclusiva da primavera e de um ou dois meses que a antecedem.
Nada mais falso! Todas as épocas exigem cuidados de manutenção específicos.
Adora as suas plantas de interior? Então não se pode esquecer que o cuidado e manutenção destas implica atividades que não pode mesmo descurar.
E junho não exceção, até porque, ao contrário do que muitos pensam, a jardinagem não é uma atividade sazonal. Estas são, por isso, algumas das tarefas que deve executar ao longo das várias semanas deste mês:
O tipo de rega necessário
O calor seco pode incrementar os danos ocasionados pelo golpe de calor. Mantenha o jardim hidratado, sem encharcar, para ajudar a prevenir os efeitos dos golpes de calor.
O que deve adubar
Adube pouco mas frequentemente. Desta forma, contribui para a floração dos arbustos de flor e evita o amarelecimento do relvado. As espécies recém-posadas agradecem nutrientes extra.
O que necessita de podar
Para controlar o crescimento das sebes e para manter a forma, faça cortes periódicos. Evite as que tenham flores ou que vão produzir bagas.
Eliminar pragas
Hortênsias, camélias e hibiscos podem sofrer amarelecimento ou descoloração com a subida da temperatura por falta de nutrientes. Aplique quelatos de ferro.
As flores que deve plantar
Instale espécies que com as suas bagas ou folhas enchem o jardim de cor como o acé, evónimos ou cotoneáster.
Nesta época do ano que antecede o verão, convém estar muito atenta às necessidades hídricas das plantas para evitar que tenham um final triste, isto porque as temperaturas tendem a aumentar.
Lembre-se que é tempo de bocas de lobo, gallardias e calêndulas. Abaixo, encontrará todos os conselhos para o mês em curso. Depois, é só passar da teoria à prática!
O que plantar
Cravos-túnicos e petúnias estão agora à sua espera nos centros de jardinagem. Aproveite para adquirir as espécies da época para fazer maciços.
Como regar
A partir de agora, com a subida das temperaturas, a rega é uma tarefa diária que não pode (nem deve) descurar sob pena de prejudicar gravemente as suas plantas. Regue de manhã e, em caso de necessidade, ao final da tarde.
Como adubar
Calor, sol e rega frequente desgastam o solo que perde nutrientes. Para que isso não afecte negativamente a floração das suas plantas, junte fertilizante líquido á água da rega de 15 em 15 dias.
Podar
Elimine as flores secas das suas plantas para que não roubem nutrientes saudáveis. Corte os exemplares que já tenha passado a época de máximo esplendor.
Pragas a combater
Observe se existem bichinhos verdes nos ramos tenros das rosas ou nas costas das folhas ou se se encontram cobertas por pó branco. Combata o pulgão com inseticida e o oídio com fungicida.
mulher.sapo