• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Guia prático de abril

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
521534.gif


A primavera chegou e, decerto, muitas das suas plantas já ganharam uma nova vida.

Para as manter cuidadas e bonitas deverá pôr em prática determinados cuidados essenciais, não esquecendo que muitas delas carecem de uma assistência especial depois de terem sido afetadas pelas baixas temperaturas que caracterizam o inverno.

Estas são, por isso, algumas das tarefas que deve executar ao longo das várias semanas deste mês:

O tipo de rega necessário

À medida que vão subindo as temperaturas, incremente a frequência e a intensidade das regas. É importante que deixe secar o substrato entre regas.

O que deve adubar

Enquanto as plantas começam a produzir gemas e rebentos novos, agradecem adubo. O primeiro deve ser aplicado em doses reduzidas e espaçadas no tempo.

O que necessita de podar

Submeta os exemplares de interior a uma poda estética, sobretudo se estiverem sujeitos a aquecimento e se tiveram as folhas com margens secas. Caso estejam muito estragadas, a melhor opção será proceder a uma poda drástica.

Eliminar pragas

A cochonilha e os ácaros, mas também os pulgões e os trips, estão preparados para atacar os seus exemplares mais sensíveis. Aplique tratamentos específicos contra estas pragas.

As flores que deve plantar

Está na altura de preparar o terraço para a época. Prepare jardineiras, cestos suspensos e vasos e encontre um local para as plantas que passaram o Inverno em casa.











mulher.sapo
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Todas as tarefas de abril

Saiba como aproveitar o melhor da primavera enquanto vai preparando o verão


b20eDQRwv0I9GViwsAO-z6r4_.jpg



A partir de agora, os trabalhos no seu jardim vão intensificar-se.

As plantas começam a crescer e florescer, o relvado exige mais cuidados, é altura de semear e plantar hortaliças.

Enfim, o jardim e a horta ganham novo esplendor mas também exigem cuidados acrescidos.


A melhor hora para regar é ao início do dia. Regue de manhã cedo, nunca à tarde, para que o solo não retenha humidade durante a noite, atraindo fungos. Atenção ao excesso de rega este mês.

As espécies que está na altura de plantar são várias. Semeie e repare as zonas deterioradas do relvado.

Termine a plantação de sebes de coníferas, perenifólios e ornamentais a partir de vaso.

Como adubar

Antes de aplicar adubo orgânico ou fertilizantes de libertação lenta, retire as ervas daninhas, caso contrário estas beneficiarão dos nutrientes.

Os cuidados a ter com o relvado

Comece os trabalhos de corte de relva. Nos arbustos que floresceram no início da primavera, retire os rebentos.

Os produtos que deve usar para eliminar ervas daninhas

Utilize herbicida especial para relvado para eliminar as daninhas. Alguns destes produtos incluem agentesanti-musgo e adubo.

Torrão intacto no transplante

Quando plantar um arbusto de folha perene de terra ácida que venha em vaso ou com o torrão nu, tome algumas precauções. Por exemplo, evite ao máximo tocar o torrão das raízes dos rododendros e das camélias. Depois da plantação, faça uma cobertura com casca de pinho.

Arbustos mais cuidados em abril

As camélias, as forsitias e as hamamelis fazem parte do grupo de plantas que dão flores precoces e que necessitam de ser podadas para retomarem o vigor que os meses de inverno lhes roubou.

Os meses de primavera são uma uma boa altura para empreender esta tarefa.

Saiba como cuidar dos arbustos nesta época. Nós damos-lhe uma ajuda:

- Elimine os ramos velhos. Suprima um terço dos ramos mais velhos com objetivo de aclarar a ramagem. Corte a 10 cm do solo, por baixo de um nó que assegure a emissão de ramos novos.

- Corte as secundárias. Corte a 10 cm do ponto de nascimento ou por baixo da quarta folha metade dos ramos secundários ou laterais. Deixe a outra metade para o ano seguinte.

- Adube e regue convenientemente. Durante o verão, formam-se os futuros botões florais nas axilas das folhas. Ajude o seu crescimento com adubo completo e rega copiosa.






sapo.mulher
 
Topo