Batalha de Trafalgar
A Batalha de Trafalgar foi uma batalha naval que ocorreu entre a França e Espanha contra a Inglaterra, em 21 de Outubro de 1805, na era napoleónica, ao largo do cabo de Trafalgar, na costa espanhola.
A esquadra franco-espanhola era comandada pelo almirante Villeneuve, enquanto que a inglesa era comandada pelo almirante Nelson, para muitos o maior génio em estratégia naval que já existiu. A França queria invadir a Inglaterra pelo Canal da Mancha, mas antes tinha que se livrar do empecilho que era a marinha inglesa. Nelson tinha que evitar isso. O cabo de Trafalgar fica ao sul de Cádiz, na costa atlântica espanhola. Entre as 7h e 8h da manhã de 21 de Outubro de 1805, as duas frotas avistaram-se perto do cabo Trafalgar, a sul de Cádis. O lado inglês dispunha de 27 navios, sem contar fragatas e outras embarcações menores, tudo munido com um total de 2650 peças de artilharia. O adversário tinha 33 embarcações e 3150 canhões.
No entanto, dizem os historiadores, a desvantagem numérica de Nelson não era prejudicada. Na verdade, os seus canhões eram mais leves e permitiam mais cadência de tiro, além de que os seus navios tinham maior quantidade de canhões concentrados. Às 11h45m foi disparado o primeiro tiro. Pelas 16 horas já estava traçado o destino do embate, e pelas 18 horas, soou o último disparo. Quanto ao número de baixas, os espanhóis tiveram 2500, incluindo-se 1000 mortos. Os franceses perderam 3700 homens, num total de 5200 baixas. Os vencedores perderam 450 soldados e tiveram 1700 baixas. A vitória começou a construir-se, como é hábito nesta gente quando se trata de coisas importantes, na concepção da estratégia e na organização. A armada franco-espanhola, como era clássico, estava disposta em linha, ou seja, com todos os barcos perfilados, oferecendo uma barreira de fogo extensa e brutal. Em vez de também formar um alinhamento idêntico, Nelson optou por ordenar a formação de duas colunas, e assim arremeter contra a linha inimiga. O objectivo era partir o alinhamento em três, enfraquecendo o adversário. Tratava-se de uma técnica arriscada por uma razão óbvia: enquanto os seus barcos não chegassem lá não poderiam disparar nenhum tiro, estando inteiramente à mercê do fogo inimigo. Caso obtivesse sucesso, era meio caminho andando para a vitória, já que os barcos inimigos não se poderiam ajudar uns aos outros. E assim foi. Apenas cinco horas depois do início da batalha, a bordo do "Victory" cantou-se vitória. Lord Nelson já não pode saber o quanto a sua estratégia fora a mais acertada. Durante a refrega havia sido atingido por um tiro disparado intencionalmente contra si, desde o navio francês "Redoutable", entalado entre o "Victory" e o "Temeraire", e que se revelaria fatal.
A Batalha de Trafalgar teve um significado relativo no que diz respeito à estratégia de Napoleão. Na altura, o Imperador via os seus domínios crescerem, com vitórias em Ulm e Austerlitz, pelo que desvalorizou a derrota. No entanto, a médio prazo, a importância de Trafalgar revelou-se fundamental, já que significou o fim da ideia de Napoleão em invadir a Inglaterra, por não dispor de navios que assegurassem o transporte e a segurança dos soldados franceses num eventual desembarque. A saída que encontrou foi encetar o bloqueio a Inglaterra, com o intuito de a fazer capitular. Não teve sorte, como sabemos. Por outro lado, do ponto de vista espanhol, a derrota de Trafalgar revelou-se quase fatal. Primeiro, os espanhóis ficaram, praticamente, sem armada. Depois, por força do bloqueio napoleónico, viram os ingleses tomar conta dos negócios com a América. Mais do que o acontecimento político-militar, o que realmente fascina é a visão de um homem cuja estratégia levou a uma vitória esmagadora, com poucas perdas materiais e humanas para o seu lado.
Como em muitos momentos, valores como a organização e a definição de estratégia produziram resultados positivos. Uma lição com incontáveis exemplos ao longo da História. Lord Nelson tinha ganho a Batalha de Trafalgar, mas perdeu a vida. O seu corpo foi trasladado para Gibraltar e dali para Londres, tendo sido sepultado na Catedral de São Paulo. A Batalha de Trafalgar (assim ficou conhecida uma das maiores batalhas que teve lugar em frente ao Farol de Trafalgar a 21 de Outubro de 1805, quando as esquadras aliadas de Espanha, sob o comando do Almirante Gravina, e de França, com Villeneuve como comandante, enfrentaram a Armada Britânica do Almirante Nelson) foi uma das maiores batalhas que se travaram em mar aberto.