• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Governo anuncia retomada da reforma agrária e incentivos para agricultura familiar

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
31,851
Gostos Recebidos
1,055
Governo anuncia retomada da reforma agrária e incentivos para agricultura familiar

1__ja_4005-735954.jpg


Ministri Paulo Teixeira afirmou que MST "produz comida saudável e igualdade social"

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou, neste sábado (13), durante visita a feira que o MST realiza em São Paulo, que o governo federal vai anunciar, ainda este mês, a retomada de uma série de ações com vistas a promover a redistribuição de terras produtivas. "A reforma agrária vai voltar para o Brasil", declarou.

O ministro acrescentou que, além de distribuir terras, o governo fornecerá crédito e assistência técnica aos assentados, estimulando a formação de cooperativas e agroindústrias.

“Agora em maio, o presidente Lula vai anunciar o programa de reforma agrária. [Vamos] distribuir terras e recuperar terras que estejam improdutivas, destinando-as à reforma agrária”, disse Teixeira.

Cercado por representantes de vários órgãos federais e por lideranças de movimentos sociais, Teixeira elogiou a atuação do MST. Afirmou que o movimento “produz comida saudável e igualdade social” em um país que, segundo ele, deixou de colher alimentos para a população a fim de produzir commodities agrícolas vendidas a outros países.

“Diminuiu a produção de arroz, feijão, mandioca, hortaliças, legumes e de frutas”, assegurou Teixeira.

Paulo atribuiu ao movimento sem-terra a expertise [competência] em produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos que podem contribuir para a segurança alimentar nacional.

Por fim, ironizou a criação, pela Câmara dos Deputados, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o MST e as invasões de terras no país.

“Querem investigar o MST? Querem criar uma CPI para isso? Acho que vão achar coisas interessantes. Vão ver que, ali [nos acampamentos e assentamentos do movimento], tem suco de uva que não tem trabalho escravo. Vão encontrar produtos que não têm agrotóxicos. Vão encontrar soja não transgênica”, afirmou.

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga), autarquia subordinada à secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Jornal do Brasil
 
Topo