• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Galiza/Norte Portugal:Comissão de Cultura do Eixo Atlântico lança capital cultural bi

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Galiza/Norte Portugal:Comissão de Cultura do Eixo Atlântico lança capital cultural bienal

A Euro-Região Galiza/Norte de Portugal terá uma capital cultural bienal a partir de 2009, anunciou hoje em Vigo, Galiza, o presidente da Comissão de Cultura do Eixo Atlântico, Mário Dorminsky, vereador da Cultura de Gaia.

A decisão foi tomada na primeira reunião desta comissão, que hoje iniciou funções na sede do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular de Vigo, Galiza, marcando a assunção de uma dimensão política por parte desta associação transfronteiriça que reúne 34 concelhos, 17 de cada lado da fronteira, disse à Lusa Xoan Vasquez Mao, secretário-geral desta organização.

"Estas sessões de trabalho sectoriais já se davam entre técnicos municipais, para organizar iniciativas comuns, mas, dada a recente adesão de novos concelhos, verificou-se a necessidade de acrescentar maior representatividade a estas reuniões, de forma a conferir-lhes maior peso político e maior eficácia", afirmou Xoan Vasquez Mao, no final do encontro.

Vasquez Mao assumiu que o objectivo principal do Eixo Atlântico é afirmar-se como lóbi (grupo de pressão) em favor da Euro-região Noroeste Peninsular junto dos poderes constituídos em Portugal e Espanha e da União Europeia.

"Isso justifica o acrescento da dimensão política do Eixo Atlântico, de forma a dar-lhe maior perfil público e maior representatividade", disse Mário Dorminsky.

Assim, além da Cultura, a primeira a reunir-se sob o actual modelo, o Eixo Atlântico tem agora comissões especializadas com maior peso político nas áreas do Turismo, Desporto, Educação, Planeamento e Transportes, Desenvolvimento Sustentado e Modernização Administrativa, cujos presidentes serão brevemente anunciados.

Mário Dorminsky assumiu hoje a presidência da Comissão de Cultura, tendo como vice-presidente a sua homóloga do concelho de Ferrol, Yolanda Díaz.

Nesta reunião, os vereadores da Cultura dos 34 municípios que constituem o Eixo Atlântico aprovaram o projecto da criação da "Capital Cultural" da Euro-região Galiza/Norte de Portugal, que terá como principal objectivo "potenciar os laços de união entre as cidades de Galiza e do Norte de Portugal".

Os eventos incluídos nesta manifestação, que terá a duração de um a três meses, deverão estar integrados na programação cultural do concelho candidato.

"É permitida a candidatura de grupos de concelhos, sendo admissíveis todas as modalidades artísticas, desde a banda desenhada à música, pintura, literatura, teatro, fotografia ou cinema", disse Mário Dorminsky.

Xoan Vasquez Mao sublinhou que "na apreciação das candidaturas será valorizada a inclusão de manifestações artísticas dos países historicamente ligados à Galiza e a Portugal".

O prazo de apresentação de candidaturas para a primeira capital da Cultura do Eixo Atlântico está aberto, terminando a recepção de propostas no final de Novembro.

Durante a reunião foi feito um ponto de situação do Guia dos Recursos Culturais, projecto que o Eixo Atlântico está a desenvolver e que deverá estar concluído no início de 2009.

Criado em 1992 por 18 cidades, nove de cada lado da fronteira, o Eixo Atlântico cresceu progressivamente integrando agora 34 concelhos.

Do lado português os membros são Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Famalicão, Gaia, Guimarães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso de Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Real.

A Coruña, Barco de Valdeorras, Carballiño, Carballo, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Riveira, Santiago de Compostela, Sarria, Verín, Vigo, Vilagarcía de Arousa e Viveiro são os membros do lado galego.

O Eixo Atlântico tem uma presidência rotativa que é assumida alternadamente por municípios da Galiza e do Norte de Portugal, sendo presentemente Luís Filipe Menezes o presidente desta associação.



Lusa
 
Topo