9. Refrigeração do motor
Os sistemas mais comuns nos motores de automóveis são os que utilizam uma corrente de líquido em circulação. Este elemento ao circular pelas camisas de água que envolvem as câmaras de explosão e os cilindros do motor absorve parte do calor gerado pelo funcionamento do motor. O liquido de refrigeração em circulação transporta este calor para o radiador onde por sua vez se transmite para o ar atmosférico. O sentido de circulação é efectuado de baixo para cima no motor, sendo depois transportado por um tubo, também para a parte superior do radiador, passando depois pelo seu interior, onde arrefece, até ao tubo inferior que o transporta novamente para o motor.
Esta circulação pode ser provocada por sistema de termo-sifão em que é a diferença de densidades existente entre a água fria e quente que o faz circular ou mais habitualmente por um sistema que utiliza uma bomba centrífuga, colocada no tubo inferior junto do motor. Este ultimo sistema é accionado através de uma correia ligada ao motor e tem a vantagem de permitir uma circulação mais activa e desde o início de funcionamento.
9.1 Líquido refrigerante
É constituído por água destilada com anticongelante e aditivos de protecção.
9.2 Radiador
É composto por dois depósitos, um na parte superior e outro na parte inferior, ligados entre si por tubos metálicos em forma de favos que permitem a circulação do ar pelo exterior e a consequente permuta de calor com o líquido de refrigeração que circula no seu interior.
9.3 Termóstato
É uma válvula colocada no tubo superior entre o motor e o radiador e que se encontra inicialmente fechada. Esta vai abrindo à medida que o líquido de refrigeração aquece até atingir a temperatura normal de funcionamento. Desta forma não existindo, numa fase inicial, circulação pelo radiador este atinge mais rapidamente a temperatura normal de funcionamento.