• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fotografia: Prémio BES Revelação distingue portugueses e russo

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Fotografia: Prémio BES Revelação distingue portugueses e russo

Dois jovens portugueses e um russo são os vencedores do prémio BES Revelação, instituído pelo Banco Espírito Santo e pela Fundação de Serralves para a promoção de novos talentos da fotografia em Portugal, foi hoje anunciado.

Os portugueses David Infante e Mariana Silva e o russo Nikolai Nekh foram escolhidos por unanimidade pelo júri deste prémio.

Cada um dos premiados vai receber uma bolsa de produção no valor de 7.500 euros, que se destina a apoiar a realização dos trabalhos que os três jovens fotógrafos vão apresentar, a partir de meados de Novembro, na Casa de Serralves, no Porto.

O projecto apresentado por David Infante, 26 anos, natural de Évora, é constituído por fotografias a preto e branco, nas quais predomina a figura humana e a exploração do retrato.

Por seu lado, Mariana Silva, 25 anos, natural de Lisboa, foi premiada por um projecto que destaca a função documental da imagem e a sua relação com a memória colectiva.

Quanto ao russo Nikolai Nekh, 23 anos, nascido em Raduzhnyy, na Sibéria, apresentou um projecto centrado na sua condição de emigrante, que aborda o papel da imagem na construção da identidade de um lugar.

O júri do prémio BES Revelação era composto pelo curador independente português Bruno Marchand, pelo curador belga Pierre Muylle e por Ricardo Nicolau, adjunto do director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, além de Sandra Terdjeman, curadora e gestora de projectos na Kadist Art Foundation, em Paris.




dd/lusa
 
Topo