Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Pole position para Verstappen e segundo lugar para Pérez na última qualificação do ano em Abu Dhabi
Max Verstappen está na pole position para o último Grande Prémio da temporada de 2022.
O piloto neerlandês alcançou a sua sétima pole do ano ao estabelecer um tempo de 1:23.824 que lhe permitiu bater o outro Red Bull de Sergio Pérez por 0,228s em Abu Dhabi.
Charles Leclerc, que disputará este domingo o vice-campeonato com Pérez, realizou uma marca 40 milésimos mais lenta do que a do mexicano e arrancará da terceira posição.
Carlos Sainz partilhará a segunda linha da grelha de partida com o seu colega de equipa, enquanto Lewis Hamilton e George Russell partirão de quinto e sexto para a corrida.
Na batalha pelo topo do segundo pelotão, Lando Norris levou a melhor sobre o Alpine de Esteban Ocon e alinhará em sétimo.
Sebastian Vettel esteve em muito bom plano na sua última qualificação da carreira e registou o nono tempo, diante do McLaren de Daniel Ricciardo, que cumprirá uma penalização de três lugares na grelha.
O Alpine de Fernando Alonso, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Haas de Mick Schumacher, o Aston Martin de Lance Stroll e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu foram eliminados na segunda fase da sessão.
De fora no Q1 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Abu Dhabi
Verstappen fecha o ano com vitória e Leclerc assegura o vice-campeonato
Max Verstappen obteve o 15º triunfo da temporada e Charles Leclerc assegurou o vice-campeonato ao terminar o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição.
O piloto neerlandês, que arrancou da pole position em Yas Marina, seguiu uma estratégia de apenas uma paragem nas boxes e controlou a corrida de fio a pavio para fechar com chave de ouro uma temporada extremamente bem sucedida.
Atrás do bicampeão do mundo, Charles Leclerc e Sergio Pérez lutaram pelo lugar intermédio do pódio e pelo vice-campeonato até à derradeira volta da corrida.
O mexicano da Red Bull, que parou por duas vezes, perseguiu o seu rival da Ferrari até ao último metro, mas não conseguiu concretizar a ultrapassagem e perdeu o segundo lugar no campeonato para o monegasco.
Pérez finalizou, assim, na terceira posição e diante do Ferrari de Carlos Sainz e do Mercedes de George Russell, que completaram o top 5.
Lando Norris liderou o segundo pelotão ao cruzar a linha de meta no sexto posto e Esteban Ocon foi sétimo classificado numa corrida em que a Alpine garantiu a quarta posição no campeonato de construtores.
O oitavo lugar ficou para o Aston Martin do canadiano Lance Stroll, que pontuou pela segunda vez consecutiva.
Daniel Ricciardo encerrou o seu percurso na McLaren com um nono posto e Sebastian Vettel despediu-se da Fórmula 1 ao garantir o último lugar pontuável.
Fernando Alonso, na sua última corrida com a Alpine, e Lewis Hamilton abandonaram com problemas nos respetivos monolugares.