• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Fogo destruiu casa de habitação de emigrante em Proença-a-Nova

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
33,937
Gostos Recebidos
1,064
Fogo destruiu casa de habitação de emigrante em Proença-a-Nova

img_900x508$2023_08_05_12_31_17_1411962.jpg


Incêndio provocou um total de 14 feridos ligeiros.

Uma casa de primeira habitação de um emigrante na Suíça foi destruída, na localidade de Moitas, pelo incêndio que deflagrou na sexta-feira no concelho de Castelo Branco e que progrediu para Proença-a-Nova.

"Trata-se de uma casa de madeira que é propriedade de um emigrante na Suíça. O senhor já tinha regressado definitivamente [às Moitas], mas o antigo patrão pediu-lhe ajuda e ele deslocou-se novamente à Suíça e tem o regresso marcado para setembro", afirmou esta segunda-feira, à agência Lusa, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova João Lobo.

O autarca adiantou ainda que o emigrante vive sozinho e que a Câmara Municipal vai apoiá-lo.

"Trata-se de um caso prioritário porque é uma primeira habitação. Vamos dar nota dos danos ao Governo e pedir apoio", afirmou.

O incêndio deflagrou na tarde de sexta-feira, na localidade de Carrascal, Santo André das Tojeiras, concelho de Castelo Branco, e progrediu para o concelho vizinho de Proença-a-Nova, e entrou no domingo em fase de resolução.

De acordo com o segundo comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Guilherme, o perímetro do incêndio ascende a cerca de 60 quilómetros, tendo ardido 7.000 hectares de um potencial "para cerca de 20.000 hectares", referiu.

Este responsável adiantou ainda, à agência Lusa, que o incêndio provocou um total de 14 feridos ligeiros.

Destes, oito feridos foram assistidos no teatro de operações e seis (quatro bombeiros, um civil e um militar) foram transportados para o hospital, sendo que todos já tiveram alta.

Face ao fogo, os municípios de Castelo Branco e Proença-a-Nova ativaram, no domingo, os seus planos municipais de emergência e proteção civil.

"Quer Proença-a-Nova, quer Castelo Branco, declararam estado de alerta e tem os planos de emergência municipais ativados. Solicitamos ainda a declaração de calamidade pelo Governo", afirmou João Lobo.

O autarca sublinhou ainda que a zona balnear de Cerejeira se encontra temporariamente encerrada e, na Serra das Talhadas, todos os percursos pedestres (PR3, PR6 e etapas 5 e 6 da Grande Rota da Cortiçada), percursos de Enduro BTT e Via Ferrata, se encontram desativados até serem repostas as condições para a sua prática. Também o PR1 na zona da Moita foi afetado.

Correio da Manhã
 
Topo