- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
'Flash mob' na Estação do Oriente promove maior festival de dança urbana em Évora
Cerca de uma centena de jovens dançarinos participa num 'flash mob', no domingo, na Estação do Oriente, em Lisboa, para promover o maior festival de dança em contexto urbano do país, que vai decorrer em Évora.
A acção pretende surpreender as pessoas que circulam na Estação do Oriente às 16:00 de domingo, convidando-as a um «pezinho de dança» e a deslocarem-se a Évora, entre 11 e 13 deste mês, para assistir ao PortugalDança, o maior festival de dança em contexto urbano do país.
Um “flash mob” (multidão instantânea) é uma manifestação espontânea de pessoas, de curta duração, num dado local para fazer algo inesperado, dispersando-as depois tão rapidamente quanto se juntaram.
Perto de mil pessoas de todas as idades são esperadas no PortugalDança, cujas inúmeras atuações vão decorrer em vários espaços públicos da cidade alentejana, como o Palácio D. Manuel, a Arena d'Évora, a Praça do Giraldo ou a Praça do Sertório.
O evento, promovido pelo município, conta com o apoio da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Associação PédeXumbo, Escola de Dança Amélia Mendoza, Escola de Dança Clássica Margarida Lobo, Companhia Dança “Triana”, Grupo de Danças Urbanas N’Dance e Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.
No programa, estão previstas cerca de 250 apresentações de hip-hop, danças clássicas, sevilhanas, danças do mundo, danças africanas, danças de salão e danças tradicionais.
Durante o festival estão também previstas cerca de 20 oficinas que vão decorrer sob a orientação de formadores especializados e de reconhecido valor nacional e internacional, segundo os promotores.
De entre os grupos de dança com presença garantida em Évora, destacam-se algumas das principais academias de dança do país, como a “Academia Jazzy”, e outros grupos, como o “Moment Crew”, “Egzit” e “Pupilos do Kuduro”.
Lusa/SOL