• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Fisco realiza buscas no Estádio do Dragão, Alvalade e na Luz: casa do filho de Pinto da Costa também é alvo das autoridades

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,357
Gostos Recebidos
942
Estadio-do-Dragao.jpg


O Fisco está a realizar buscas nos Estádios do Dragão, em Alvalade e na Luz. Em causa estão crimes de evasão fiscal. A casa de Alexandre Pinto da Costa, agente de futebol e filho do presidente do FC Porto, também foi alvo de buscas, avançou esta manhã o ‘Correio da Manhã’. Nesta altura, haverá já dezenas de arguidos. A SAD do Benfica e a do Sporting já confirmaram as buscas e os dois clubes colaboraram com as autoridades nas buscas às instalações.


A Autoridade Tributária, acompanhada pela GNR – com cerca de 100 elementos – pretende obter prova de um alegado esquema de fraude milionário que envolve transferências de jogadores.


O processo é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Lisboa e no terreno estão elementos da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais.


Também a Gestifute, de Jorge Mendes, está a ser alvo de buscas, assim como também em casa de vários jogadores.


Em causa está a Operação ‘Fora de Jogo’, que em março de 2020, levou à constituição de 47 arguidos, 24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares, após dezenas de buscas a instalações de Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga, mas também a Portimonense, Vitória Sport Clube, Estoril e Marítimo. Foram abertos cinco mega-inquéritos relacionados com transferências de jogadores a partir de 2015 – Pizzi, Jonas e Jiménez (Benfica) e Jackson Martínez, Falcão ou Casillas (FC Porto) são algumas das visadas. No Sp. Braga, Dyego Sousa, Éder ou Raúl Silva são alguns dos nomes apontados.


Entre as pessoas coletivas constituídas arguidas estão as SAD do Benfica – neste caso na pessoa do seu ex-presidente, Luís Filipe Vieira – bem como as SAD de FC Porto e Sporting. Por outro lado, foi também constituído arguido Osório Castro, advogado do agente Jorge Mendes e de Cristiano Ronaldo. Ao todo já foram constituídos 129 arguidos.


Em novembro de 2021, no âmbito da investigação, o Ministério Público e a Autoridade Tributária realizaram buscas nos estádios do Sp. Braga e do Vit. Guimarães, assim como 24 buscas domiciliárias e não domiciliárias, lideradas pelo juiz Carlos Alexandre. Em causa estão “negócios simulados” entre as SAD e terceiros para ocultar rendimentos sujeitos a declaração e retenção em sede de IRS. Os valores envolvidos rondam os 15 milhões de euros, o que terá gerado uma fuga de 3,5 milhões de euros em impostos.


Esta operação surgiu na sequência de uma investigação iniciada em 2015, que contou com a colaboração das autoridades fiscais de Espanha, França e Inglaterra. Este caso teve origem nas revelações feitas por Rui Pinto no site ‘Football Leaks’.

IN:EXECUTIVE DIGEST
 
Topo