Filmes portugueses entre melhores do ano nos EUA

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,997
Gostos Recebidos
358
Os críticos de cinema norte-americanos das revistas Slant, The New Yorker e Some Came Running escolheram filmes de Pedro Costa, Miguel Gomes e Manoel de Oliveira como dos melhores estreados nos Estados Unidos em 2010.

ng1404534.jpg


Na lista de 25 filmes da Slant, hoje, quarta-feira, divulgada, "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, surge em 22.º lugar, "Singularidades de uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira, em 15.º, e "Ne Change Rien", de Pedro Costa, em 12º.

O filme grego "Dogtooth" é o melhor do ano para os críticos da Slant, que elegeram também "Ghost Writer" (Roman Polanski) e Lourdes (Jessica Hausner) para o "top 3".

Na revista Some Came Running, "Ne Change Rien" é o único filme português a entrar no top 20, na 18.ª posição.

O filme de Pedro Costa, com a actriz francesa Jeanne Balibar, estreou em novembro no Estados Unidos, onde foi exibido em cinco cidades.

Narra o trabalho de um grupo de músicos de rock, desde as ideias e da composição até aos ensaios, às gravações e aos concertos.

Foi ainda mostrado num festival em Nova Iorque, "All Tomorrow"s Parties", cuja programação de cinema foi selecionada este ano pelo realizador norte-americano Jim Jarmusch.

A revista The New Yorker foi a mais generosa para com os cineastas portugueses, considerando "Singularidades de uma Rapariga Loura" o 8.º melhor filme do ano, "Aquele Querido Mês de Agosto" o 10.º, logo seguido pelo filme de Pedro Costa.

Para a influente publicação nova-iorquina, o melhor filme do ano foi "Shutter Island", de Martin Scorcese, seguido de "The Social Network" e "Somewhere".

Ao longo do ano, a New Yorker deu destaque aos filmes portugueses, com o crítico Richard Brody a descrever a segunda longa metragem de Miguel Gomes como "distintamente moderna, com um populismo sincero e clarividente".

Rodado numa aldeia de Arganil, o filme combina a história ficcionada de uma família de músicos com um documentário sobre os festivais de verão de música popular e outros hábitos da região, e ainda com um relato das dificuldades de produção do filme.

"Aquele Querido Mês de Agosto" esteve em exibição na Anthology Film Archives, a "cinemateca" de Nova Iorque, e no Harvard Film Archives, juntamente com outros filmes de Miguel Gomes, como "A Cara Que Mereces" e "Entretanto".

Também o suplemento de artes do New York Times dedicou uma página aos "pós-documentários" de Gomes e outros realizadores dentro do mesmo género, como C.W. Winter.

"'Aquele Querido Mês de Agosto' é ao mesmo tempo um musical, um diário de bordo, um melodrama familiar quase incestuoso, um retrato etnográfico das tradições populares portuguesas e da sua própria produção caótica", refere o artigo de Dennis Lim.

Ainda em 2010, o falecido cineasta foi João César Monteiro objecto de retrospectivas em Boston e em Nova Iorque.

Jornal de Noticías
 
Topo