• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Festival da Canção: Evento começa em ritmo hip-hop

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Festival da Canção: Evento começa em ritmo hip-hop

O 45º festival RTP da canção abre hoje em ritmo de hip-hop passando em revista algumas das canções vencedoras das edições anteriores entre elas «Desfolhada portuguesa», de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes.

O festival, que decorre no teatro Camões, no Parque das Nações, tem início às 21:00 com transmissão directa através da estação estatal e inclui uma homenagem ao compositor e maestro José Calvário autor, entre outras, de «E depois de adeus» canção vencedora em 1974.

Para esta transmissão em directo a RTP disponibilizou oito câmaras no local e uma equipa operacional constituída por 150 pessoas, cabendo a realização a Pedro Miguel Martins.

O festival que será apresentado por Sílvia Alberto terá som em directo das vozes - solista e coros - e a música é pré-gravada.

Para os cenários, a RTP recorreu a tecnologia avançada apresentando «ghost panels» e «dream panels» que dão cor, luz e movimento ao palco.

Os ensaios já começaram em ambiente calmo e descontraído bem diferente do ambiente descrito pela imprensa há 40 anos quando a RTP inaugurou as transmissões em directo do festival, a partir de um teatro.

Em 1969, ano da vitória da canção «Desfolhada portuguesa» defendida por Simone de Oliveira, as montras da baixa lisboeta decoravam-se para o efeito com posters, discos e cartazes dos participantes, e um carro circulava pelas ruas fazendo publicidade à canção que Artur Garcia iria defender «Sombra de Ninguém».

O festival realizou-se nesse ano no Teatro Municipal de S.Luís e foi apresentado pela actriz Lourdes Norberto, que foi muito criticada pela imprensa da época tendo fechado o evento a fadista Maria Teresa de Noronha.

Hoje, no Parque das Nações há um movimento tradicional de fim-de-semana cinzento e o número de jornalistas que assiste ao ensaio não ultrapassa uma dezena.

Quanto a favoritos, cita-se de Luciana Abreu com a canção «Juntos vamos conseguir (Yes we can)» que na pré-selecção on-line recolheu o maior número de votos e será assim a primeira a desfilar hoje à noite.

Todavia, entre a imprensa fala-se do factor surpresa que poderá vir nomes como romana, Nuno Norte, Tayti, já habituados as lides de palco e conhecidos do público, ou ainda Nucha, que venceu o festival em 1990.


Diário Digital / Lusa
 
Topo