• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Feira ARTE começa hoje

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Mostra de arte contemporânea conta com 67 galerias no Parque das Nações

Feira ARTE começa hoje

A Feira ARTE Lisboa, a mais importante mostra de arte contemporânea do País, arranca hoje no Parque das Nações.





Onze artistas espanhóis de várias gerações vão revelar as estratégias narrativas pessoais através de instalações inéditas que estarão em exposição a partir de hoje na nona edição da Feira ARTE Lisboa, no Parque das Nações.
As instalações de arte contemporânea foram montadas no Pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), sob a supervisão do comissário dos Project Rooms, Oscar Alonso Molina, que explicou que a escolha dos artistas foi feita com base 'no trabalho consolidado',
'São artistas que representam várias gerações, desde os anos 1970, como Guilhermo Perez Villalta, passando por outros de anos intermédios, até aos muito jovens, nascidos já nos anos 1980, mas que se têm destacado pelo seu talento, como Curro González ou Alejandra Freyman', indicou.
Nos Project Rooms, espaço introduzido em 2007 para mostrar projectos paradigmáticos da arte contemporânea, estarão ainda Juan Carlos Bracho, Rodrigo Martín Freire, Paco Mesa e Lola Marazuela, José Luis Serzo, Simon Zabell, Juan Zamora, Pablo Milicua e Curro Ulzurrum.
Esta é uma das grandes novidades da edição deste ano da ARTE Lisboa: nos Project Rooms revelam-se vários artistas espanhóis com instalações concebidas propositadamente para o certame, e, por outro lado, o aumento significativo de galerias espanholas presentes.
Com um total de 67 galerias, a Feira ARTE Lisboa, a mais importante mostra de arte contemporânea do País, apresenta este ano 33 galerias portuguesas, 31 provenientes de Espanha, e mais três galerias estrangeiras, provenientes de Cuba, Coreia e Hungria.
Questionado sobre esta presença em força de artistas espanhóis, Oscar Molina observou que 'a arte contemporânea e portuguesa correm em direcções paralelas sem chegar a tocar-se',
'Estamos agradecidos por nos permitirem mostrar os artistas espanhóis e a mim, particularmente, como comissário dos Project Rooms, mostrar como se têm criado nas últimas décadas as narrativas da arte contemporânea em Espanha', salientou.
Organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP)/FIL, o certame visa divulgar a arte contemporânea nacional e internacional junto do público comprador e assume-se ainda como ponto de encontro de artistas, coleccionadores, críticos e outros agentes do meio artístico.
Na abertura oficial do certame, marcada para as 18h00 de hoje, estarão a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, e a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Feira ARTE Lisboa. Maria Cavaco Silva presente na abertura do certame

Arquivo


o primeiro de janeiro
 
Topo