• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Família reclama corpo de bebé que morreu no principal hospital de Cabo Verde

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
27,400
Gostos Recebidos
1,024
Família reclama corpo de bebé que morreu no principal hospital de Cabo Verde

img_900x508$2024_10_03_17_53_01_1761506.jpg


Cadáver do recém-nascido está desaparecido.

A mãe e outros familiares de um bebé que morreu no principal hospital de Cabo Verde apresentaram queixa às autoridades pelo desaparecimento do corpo, cujo paradeiro continua desconhecido, relataram esta quinta-feira à Lusa.

"Eu fui falar com a doutora e vi o meu bebé morto. Era noite. A minha irmã pediu o corpo, mas disseram que tinham de seguir procedimentos", explicou Maria Semedo, 39 anos, ao recordar o que se passou a 24 de setembro, no Hospital Agostinho Neto (HAN), na capital de Cabo Verde, Praia.

Desde então, os familiares esperam "todos os dias" por uma informação sobre o corpo do bebé.

"Eu quero ver o meu filho e enterrá-lo", disse a mãe.

"Disseram que o enterraram, mas como? Eu não autorizei, nem o pai. Nós não temos prova, nem nenhuma informação concreta", referiu, acrescentando que o progenitor apresentou queixa junto da polícia, dois dias depois da morte.

Maria Semedo deu à luz dois gémeos prematuros, no HAN, no dia 15 de julho, um dos quais, uma menina, faleceu no dia após o parto.

A mãe permaneceu internada juntamente com o outro bebé, um menino, ao qual foram diagnosticados problemas num pulmão, sendo "colocado numa incubadora", relatou.

Um dia, o filho sofreu uma convulsão e o pessoal médico avisou Maria Semedo de que o estado de saúde era débil, acrescentou, acabando o bebé por falecer no dia 24 de setembro.

A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, já disse aos jornalistas que a unidade está a averiguar o caso para determinar responsabilidades, a par do inquérito a uma outra situação, sobre a morte de uma grávida, ocorrida há uma semana.

O Presidente da República, José Maria Neves, disse à comunicação social que, face aos dois casos, as diligências devem ser mais amplas.

"Precisamos, definitivamente, de ser consequentes e de fazer uma avaliação, uma auditoria geral a todo o Sistema Nacional de Saúde, ao seu desempenho, à forma como os serviços estão organizados, à qualidade dos serviços que são prestados e tomar medidas pertinentes", defendeu.

O chefe de Estado disse que, aquando da morte de sete bebés recém-nascidos, no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, em 2023, também apelou às autoridades para que fosse feita uma auditoria a todo sistema de saúde para analisar o desempenho, qualidade dos serviços prestados e responder "às inquietações" da sociedade.

Correio da Manhã
 
Topo